25 junho, 2021

RIBEIRO, Victor - A VIDA LISBOETA NOS SECULOS XV E XVI.
(Pequenos quadros documentaes). PEDITORIO E PEDINTES. Por...
Lisboa, Of. Tip. - Calçada do Cabra, 7, 1910. In-4.º (28 cm) de 36 p. ; B.
1.ª edição independente.
Interessante subsídio para a história da mendicidade na capital ao longo dos séculos XV e XVI. Separata do Archivo Historico Portuguez, Vol. VIII., dedicada pelo autor a Anselmo Braancamp Freire. Inclui reprodução de diversos documentos da época.
Opúsculo n.º 19 de uma tiragem declarada de apenas 21 exemplares.
"A mendicidade, aspecto exteriorisado da miseria, constitui sempre nas sociedades mediévicas e modernas um grande problema social, não só quando, na sua essencial pureza, representa a verdadeira desgraça e desvalimento dos mendicantes, senão tambem, quando essa mendicidade se torna, como é frequente, uma especulação torpe á commiseração das bôas e compadecidas almas. [...]
Em Lisboa, nos seculos XV e XVI, os mendigos eram em avultado numero; a Estatistica manuscripta de Lisboa (1562) diz-nos:
«Vem á cidade mil homens e mulheres pobres, que andam pedindo esmola, e tem-o por officio, que tiram muito dinheiro para suas mantenças.»
Estes numerosos mendigos achavam-se congregados em Confrarias, de duas das quaes nos resta memoria, a de Santo Aleixo, na egreja da Misericordia, e a do Menino Jesus, que era só de cegos, sita na freguezia de S. Jorge, e depois na de S. Martinho."
(Excerto do estudo)
Victor Maximiano Ribeiro (Lisboa, 1862 - Lisboa, 1930). "Escritor e jornalista, colaborou em muitos jornais e revistas do seu tempo, elencadas por Inocêncio Francisco da Silva e por Esteves Pereira e Guilherme Rodrigues. Pertenceu a diversas  instituições  científicas. Historiador e publicista, os seus estudos históricos, ainda que "sem grande critério na selecção dos dados apresentados" (José Mattoso), têm elementos de muita valia, particularmente para a história da assistência em Portugal durante a época moderna. Com vasta obra publicada, uma de maior tiragem e outra integrando colecções populares e ilustradas, os seus trabalhos são apreciados e tiveram impacto historiográfico, sendo alguns recorrentemente citados em estudos de especialidade."
(Fonte: http://dichp.bnportugal.pt/imagens/ribeiro_victor.pdf)
Livro em brochura, por aparar, em bom estado geral de conservação.
Muito raro.
Com interesse histórico e olisiponense.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário