07 junho, 2021

MARTINS, Coronel E. de Azambuja - COLOANE : operações militares contra piratas, 1910, Macau
. [Lisboa], Publicações da Comissão de História Militar, 1951. In-4.º (23,5 cm) de 87, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio, por certo com tiragem reduzida, para a história da presença portuguesa em Macau, com especial foco para a operação de resgate de reféns na ilha de Coloane, na qual o autor, comandante da companhia europeia da polícia, tomou parte.
Livro profusamente ilustrado ao longo do texto com mapas e fotogravuras, bem como uma estampa em página inteira reproduzindo uma fotografia do "Obelisco, Memória das operações em 1910".
"Macau tem uma história única no Mundo, e que exalta o nome português.
A ilha de Coloane, como dependência, vai avultando de importância.
Coloane teve a sua hora de fama universal, quando em 1910, as agências telegráficas anunciaram que os piratas se tinham acoitado na pequena ilha, com crianças chinesas raptadas, exigindo por estas quantioso resgate.
Foi uma hora de sensação, que pelo seu exotismo os jornais avolumaram. Na China, a existência de piratas é secular e, pode afirmar-se, que a nossa possessão de Macau teve origem nessas circunstâncias locais, características durante séculos. [...]
O delta de Cantão, recortado de canais, presta-se à pirataria. Negócio da China, era antigamente chamado o comércio lucrativo, que a muitos sacrifícios arrastava. O perigo de ser roubado pelos piratas era o maior obstáculo a vencer para conseguir a fortuna naquelas aventuras longínquas, onde aliás se perdiam vidas e bens, em muito maior proporção do que se ganhavam fortunas. Contudo a significação do termo pirata é variada."
(Excerto da Introdução - Uma história única no Mundo)
"A estreita península de Macau conta de comprimento uma légua. Segue-se, ao sul, a ilha de Taipa, mais pequena; e, depois, encontra-se Coloane, três vezes maior do que Macau, mas como a ilha de Coloane não se avista da cidade, é quase desconhecida.
E, por ser quase desconhecida essa ilha, um grupo de piratas do delta de Cantão escolheu-a para esconder um grande rapto duma dúzia de crianças, efectuado numa escola chinesa, a meio do populoso delta, entre Cantão e Macau.
Os camponeses e comerciantes pais das crianças, queixaram-se às suas autoridades, as quais, após intensas investigações vieram a descobrir que os piratas se acoitavam com as crianças na nossa ilha de Coloane.
Solicitada a intervenção das autoridades portuguesas, estas procederam desde logo a investigações que confirmaram a veracidade do facto. [...]
A polícia secreta da nossa colónia de Macau dispunha de agentes chineses, os quais informaram que os piratas não se submetiam às intimações, encontrando-se abrigados na povoação principal de Coloane, em conivência com a população chinesa da ilha, que os favorecia por viver à sua custa, e ter medo das terríveis represálias dos piratas."
(Excerto A ocupação efectiva de Coloane em 1910)
Índice: 1.ª Parte - Operações contra piratas - 1910 - Macau: Introdução. - Uma história única no mundo. I - Estabelecimento da Colónia sacudindo os piratas locais. II - Ataque dos Holandeses. III - Efémera intromissão dos Ingleses. IV - Episódios militares recentes em Macau. V - O ambiente chinês em Macau. VI - O apreço das autoridades da Metrópole.
2.ª Parte - As operações militares de Coloane: I - A ocupação efectiva de Coloane em 1910. II - O porto exterior de Macau. III - Desembarque no velho forte de Coloane. IV - Estabelecimento do bivaque e postos avançados. V - O ataque à povoação de 13 de Julho de 1910. VI - As pesquisas na ilha aos esconderijos dos piratas. VII - Aprisionamento dos piratas. VIII - Ocupação efectiva de Coloane com dois postos militares. IX - Julgamento dos piratas em conselho de guerra. X - O apreço da população pela acção das tropas.
3.ª Parte - Conclusão: I - Vantagem obtida com o prolongamento da Colónia. II - O prestígio derivado da restauração do forte de Coloane. III - A propaganda de turismo e nacionalismo. IV - O monumento comemorativo das operações realizadas em 1910. V - O porto exterior valorizando Coloane.
4.ª Parte - Nótulas elucidativas: I - Relações com as tropas chinesas vizinhas. II - Importância Internacional dos acontecimentos. III - Acção coordenada das tropas e da marinha. IV - Trecho do relatório do comandante da «Macau». V - Exemplo recente de um ataque de piratas. VI - Bandeiras representando reconhecimento. VII - Excerto do discurso ministerial de 8-X-1951.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e militar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário