26 junho, 2021

LOURINHO, Manuel H. - PRISIONEIROS PORTUGUESES NA ALEMANHA. (Guerra de 1914-1918). Porto, Edição do Autor [Imp. Inova], [1980]. In-8.º (21 cm) de 165, [3] p. ; il. ; B.
1ª edição.
Memórias de cativeiro do autor, prisioneiro dos alemães após a batalha do Lys, em 9 de Abril de 1918.
Livro ilustrado extratexto com reproduções fotográficas da época.
"A história da vida dos oficiais portugueses prisioneiros de guerra na Alemanha durante a conflagração 1914-1918 não está feita. Alguns livros escritos sobre o assunto são desconhecedores do dossier colectivo que a Comissão Central dos prisioneiros de guerra tinha em seu poder. Não é de estranhar, pois, que o seu valor histórico seja incompleto, até mesmo nulo, na maior parte dos casos. Assim, o que vai ficar escrito neste livro é a projecção real e documentada do que foi a vida dos oficiais portugueses nos meses que durou o seu cativeiro e principalmente desde que a Comissão Central foi investida no seu mandato. [...]
A publicação deste livro é, pois, um serviço e uma homenagem à verdade do que se passou, um apontamento histórico, até agora desconhecido."
(Excerto da Introdução)
Manuel Hermenegildo Lourinho (1891-1978). Militar português, tenente médico. Mobilizado para França, integrou o Corpo Expedicionário Português durante a Grande Guerra. Tomou parte na Batalha de La Lys, em 9 de Abril de 1918, sendo feito prisioneiro dos alemães. Após a libertação regressa a Portugal, onde é condecorado com a Cruz de Guerra e colocado como Capitão Médico do Batalhão de Caçadores n.º 1, em Portalegre."
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário