15 junho, 2021

PIMENTEL, filho, Alberto - A MORTE DE CHRISTO.
(Monographia medica). Por... Da "Sociedade das Sciencias Medicas de Lisboa"
. Lisboa, Livraria Central de Gomes de Carvalho, editor, 1902. In-8.º (19 cm) de 127, [1], XII, [4] p. ; B.

1.ª edição.
Ensaio médico sobre a morte de Jesus Cristo, que contempla uma vertente histórico-filosófica sobre ciência e religião, tendo com pano de fundo o sudário de Turim, cuja "descoberta", em 1902, por Paul Vignon, despertou consciências e avivou paixões, pretexto para as reflexões do autor.
"O sudário é uma peça rectangular de linho com cerca de 4,5 metros de comprimento e 1,1 de largura. O tecido apresenta a imagem de um homem de 1,83m de altura que parece ter sido crucificado, com feridas consistentes com as que Jesus sofreu antes de sua crucificação no relato bíblico. A 28 de maio de 1898, o fotógrafo italiano Secondo Pia tirou a primeira fotografia ao sudário e constatou que o negativo da fotografia assemelhava-se a uma imagem positiva do homem, o que significava que a imagem do sudário era, em si, um negativo.
Em 1902, o biólogo francês Paul Vignon levantou a hipótese, até hoje desmentida, de que o desenho de Jesus teria sido feito a partir de substâncias naturalmente exaladas por um corpo morto e misturado aos aloés, plantas usadas nos ritos judaicos."
(Fonte: wikipédia)
"Este trabalho não tem intuitos religiosos: é uma monographia puramente medica. Ocioso seria trazer para a tela da discussão assumptos irritantes, fazer ressurgir a pretendida rivalidade entre sciencia e religião. E sobre ocioso, enfadonho.
Convenção-se os senhores theologos, de uma vez para sempre, de que se esmiuçamos os segredos da natureza, o fazemos impellidos pela sêde de verdade, eterno e doce tormento que nos subjuga o espirito e nos leva a rebuscar a origem da vida, a razão da sua existencia e o fim para que caminha. [...]
Pelo presente trabalho, não lograrei a honra de ser inscripto no Index.
Cautelosamente afastei d’elle todas as considerações de ordem puramente religiosa. A ideia fundamental da monographia, a interpretação medica da morte de Christo, foi-me avigorada pelas recentes investigações scientificas sobre o celebre sudario de Turim. A imprensa portugueza muito pela rama deu conta d’essa palpitante questão, de modo que, na hora actual, a maioria dos portuguezes cultos desconhece o assumpto.
Na primeira parte da monographia, limito-me a expor as conclusões a que a sciencia chegou a respeito do lençol de Christo. Para isso me socorri do trabalho do naturalista francez Paulo Vignon, a cuja intervenção o mundo scientifico deve o conhecimento do sudario. Trabalho notavel sob todos os pontos de vista, de uma clareza e verdade scientifica muito para louvar, está por certo destinado a levantar interessante discussão, tão palpitante e intrincado é o assumpto.
Depois, na segunda parte do meu trabalho, procurarei investigar, á face da sciencia medica, qual a verdadeira causa da morte de Christo, ajudado pelos dados inesperados que o sudario de Turim veio revelar.
Não desconheço a delicadeza do assumpto, nem a sua grande difficuldade. E devo desde já dizer que me não offusca a vaidade de ter cortado o nó gordio.
Formulo hypotheses, que alias procurei assentar em alicerces seguros. Só os da minha classe poderão discutil-as com consciencia e só ás suas observações responderei, se acaso a monographia lhes merecer a importancia de me chamarem á liça."
(Excerto do preâmbulo)
Matérias:
[Preâmbulo]. |  O lençol de Christo. | A morte de Christo. | Notas. | Bibliographia.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário