23 junho, 2021

GOMES, Adelino & CASTANHEIRA, José Pedro - OS DIAS LOUCOS DO PREC [do 11 de Março ao 25 de Novembro de 1975]. Prefácio de Gonçalo M. Tavares. [Lisboa], Expresso : Público, 2006. In-4.º (27 cm) de 431, [1] p. ; mto il. ; E.
1.ª edição.
PREC (Processo Revolucionário em Curso). Importante subsídio para o estudo do conturbado período da vida nacional conhecido por "Verão quente de 75".
Livro impresso em papel de superior qualidade, profusamente ilustrado com desenhos e fotografias da época, a p.b. e a cores.
"Em 2005, o Expresso e o Público revisitaram oito meses e meio que mediaram entre a tentativa de golpe de 11 de Março e o 25 de Novembro de 1975.
Concebidas e desenvolvidas em inteira autonomia, as duas iniciativas editoriais empenharam-se em apurar, com rigor, a cronologia noticiosa daquele período. A selecção dos factos fez-se, quase sempre, a partir da imprensa escrita do tempo. [...]
Os textos publicados em cada um dos jornais são facilmente reconhecíveis: os do Expresso abrem cada capítulo, à maneira de uma entrada longa ou de um artigo-síntese; os do Público narram os desenvolvimentos noticiosos quotidianos, de que vão apresentando uma espécie de revista de imprensa. [...]
Entre Abril de 1974 e Abril de 1976, data da aprovação da Constituição, seguida da vitória presidencial de Ramalho Eanes sobre Otelo Saraiva de Carvalho, os portugueses viveram, seguramente, os tempos mais exaltantes da segunda metade do século XX.
O secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger, entre outros, viu o Portugal do imediato pós 25 de Abril como um caso perdido para o então chamado "mundo livre".
Nesse período, em particular entre 11 de Março e 25 de Novembro de 1975 - a cuja narração jornalística o presente livro precede -, o País encontrou-se, por mais de uma vez, à beira da guerra civil."
(Excerto da introdução)
Encadernação editorial policromada.
Exemplar em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. rosto.
Invulgar.
Com interesse histórico.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário