30 junho, 2021

GONÇALVES, Eugénio Migueis - ELEMENTOS INDISPENSAVEIS AOS CANDIDATOS A CONDUTORES DE VIATURAS, AUTOMOVEIS E MOTOCICLOS E A CONDUTORES, PROPRIETÁRIOS E NEGOCIANTES DOS MESMOS.
Por... Segunda edição muito melhorada
. Lisboa, Edição do Autor. Depositario: Imprensa Moderna, [193?]. In-8.º (20 cm) de 216, [10] p. ; il. ; E.
Curioso manual automobilístico publicado nos anos 30 do século passado.
Livro ilustrado ao longo do texto com tabelas, croquis e desenhos esquemáticos, e uma estampa em página inteira: Edifício onde está instalada a séde da Associação dos Chauffeurs do Sul de Portugal (Antigo palacio Condes de Almada). Inclui ainda, no final, publicidade da época ligada ao ramo automóvel, bem como informações sobre seguros auto.
"A forma mais prática e fácil de aprender a guiar com todos os preceitos necessários, tanto para a frente como em marcha-atrás, é a seguinte:
1.º - Para as primeiras lições deverão os que não são instrutores escolher um local apropriado para o ínicio da aprendizagem, que deve ser plano, sem curvas nem precipícios, quanto mais extenso melhor, e em horas de pouco movimento de trânsito.
2.º - O aluno, antes de começar a conduzir, deverá receber do seu instrutor algumas explicações, indo a seu lado, e reparando bem como se manobram as alavancas, os pedais, e como se faz a direcção. Antes disto, porém, deverá saber como se põi a funcionar e como se pára o motor."
(Excerto de1.ª Parte Condução...Instruções de condução)
Índice:
1.ª Parte - Condução e outras manobras da direcção. 2.ª Parte - Resumo de teoria mecânica, que denominaremos de «Técnica». 3.ª Parte - Assuntos referentes a documentos a tratar na Comissão Técnica, e bem assim outros indispensaveis e extraídos do último Código da Estrada, sôbre condutores e viaturas, automoveis e outros regulamentares das disposições camarárias e trânsito.
Encadernação editorial com ferros gravados a seco e a negro na pasta anterior e na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Mancha ao longo da margem lateral, atinge as primeiras folhas do livro. Assinatura de posse na f. rosto e anterrosto.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário