04 junho, 2021

COSTA, Maria Irene Leite da - APLICAÇÃO DOS MÉTODOS PSICO-PEDAGÓGICOS NO ESTUDO DAS FUGAS INFANTIS.
(Separata do Vol. III de «A Criança Portuguesa», Lisboa 1944)
. [Lisboa], Tipografia da Emprêsa Nacional de Publicidade, 1945. In-4.º (23,5 cm) de 20 p. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Interessante subsídio para o estudo das fugas das crianças de casa, lugares ou instituições, e os fenómenos associados às mesmas. Ilustrado com gráficos no texto.
Opúsculo valorizado pela dedicatória autógrafa da autora.
"O estudo das fugas infantis assume, dentro da orientação moderna dos problemas educativos da criança, carácter de alto interêsse, não só debaixo do aspecto estrictamente psicológico, como no campo da pedagogia (ou, mais pròpriamente da médico-pedagogia) e da sociologia.
Assim se justifica a atenção que lhe tem sido dedicada pelos psicólogos e pelos médicos, esforçando-se uns e outros por caracterizar os diversos tipos de fugas, diagnosticar as causas, estabelecer a terapêutica adequada a cada caso.
Designa-se fuga infantil o abandôno mais ou menos voluntário e impulsivo do domicílio familiar, da escola ou mesmo da oficina, isto é, do lugar ou do meio onde a criança vive ou em que habitualmente deve permanecer.
Êste abandono, quási sempre irresistível e relacionado com um movimento impulsivo, pode durar apenas horas, mas prolonga-se, muitas vezes, por vários dias, tendendo a repetir-se. O acto de fugir do meio em que o indivíduo se encontra, está relacionado com alterações psíquicas de natureza diversa."
(Excerto da primeira parte do estudo)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e psico-sociológico.
15€

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