21 junho, 2021

CANTO, Jorge Brum do - CHAIMITE.
Um filme de...
[S.l.], [s.n. - Composto e Impresso na Gráfica Monumental, Lda.], 1953. In-4.º (25 cm) de [12] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Folheto explicativo de Chaimite, filme realizado por Jorge Brum do Canto, em 1953, sobre as campanhas africanas de Mouzinho e a captura por este do régulo rebelde Gungunhana.
Livrinho ilustrado com cenas do filme e o retrato dos actores.
"Dentro da extraordinária teoria de feitos que em sol maior natural se orquestram nas nossas campanhas da Ocupação - esta conta os vátuas invasores do pedaço moçambicano sobe a primeiro plano com a força dum paradigma e dum símbolo.
No filme, tentámos não só dar a revivescência de seres e circunstâncias que que amanheceram ensolarados de heroísmo numa época tristemente crepuscular, como despertar, ao espírito do espectador e a par dessa canção de gesta, o amor pela terra de África tão portuguesa como a de cá - através do espírito construtivo que, na cidade, eleva o «Chai-Chai» primeiro de café a restaurante e depois a hotel - e que, no campo, impulsiona Daniel recém-casado a lançar os alicerces duma cidade futura, transformando o inapropriado mato virgem em valor real de properidade."
(Excerto de A razão de Chaimite)
Matérias: A razão de Chaimite. | Jorge Brum do Canto - Director e interprete. | Os protagonistas de Chaimite. | Para além do que se vê, pelo Prof. Doutor Luiz Pinto Coelho. | O fundo musical de Chaimite. | Chaimite : um documento digno do prestígio do nosso exército. | [Palavras patrióticas de Mouzinho]. | Ficha técnica e artística de Chaimite.
Exemplar brochado - com estampa colada na capa frontal - em bom estado geral de conservação. Capas algo oxidadas.
Raro.
Peça de colecção.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário