24 junho, 2021

RIBEIRO, Manoel - SENTIDO DE VIVER
. Lisboa, Guimarães & C.ª - Editores, 1909. In-8.º (18 cm) de 156, [4] p. ; E.
1.ª edição.
Rara edição original da segunda obra do autor, tendo a primeira - Imperiosa Verdade, scena em verso - sido publicada no ano anterior, em 1908.
"Livro de poemas. Nestes versos de pendor autobiográfico [Manuel Ribeiro] dá conta do embate com o ambiente da capital e a busca espiritual que acalentava: desiludido com a situação da Igreja, que considerava ter traído o  ideal cristão, sente-se «outra vez novo, apaixonado e ardente» no estudo da «razão oculta» da exploração e injustiça social, isto é, a questão social emerge no seu percurso como instância de vivência espiritual."
(Fonte: Pinto, Sérgio - Manuel Ribeiro)

"Que é isto que sentimos, meu irmão,
nesta rajada súbita que passa?
Que doida luta é esta que espedaça
os nossos cérebros de comoção?

Tudo o que se não explica e se não sabe?
Tudo o que torna o pensamento enfermo?
Tudo isso que se sente e que não cabe
na incisão geométrica dum termo?

Ah, que ao menos saibamos nós senti-la
esta ancia, que é a vida verdadeira,
de alargarmos a alma e de expandi-la
para abraçar a natureza inteira."

(Excerto de Sentido de viver)

Manuel Ribeiro (1879-1942). "Escritor alentejano vindo da militância do socialismo revolucionário, marcado pelo contacto com a religiosidade interiorista da Cartuxa de Miraflores, publicou em 1922, de regresso à pátria, o romance O Deserto que espelha o ambiente de misticismo aí vivido nos dias passados entre uma comunidade monástica da mais rigorosa clausura. Situado em Castela-a-Velha e fronteiro a Burgos, o mosteiro é uma bela jóia artística e um oásis de espiritualidade que proporcionou ao ficcionista profundas vivências religiosas e estéticas que o teriam aproximado do catolicismo em cuja fé morreu."
(Fonte: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/4420.pdf)
Encadernação em meia de pele com cantos, e ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Com pequenos defeitos na lombada. Sem f. anterrosto. Assinatura de posse na folha que precede o texto.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário