29 junho, 2021

MARTINS, S. J., Diamantino - O PROBLEMA DE DEUS. [Por]... Professor da Faculdade de Filosofia de Braga. Braga, Livraria Cruz, 1957. In-8.º (20,5 cm) de 240, [4] p. ; B.
1.ª edição.
"Este livro, embora perigoso, pode ser lido por todos. É perigoso para quem não quer encontrar-se com Deus, porque talvez O encontre nele, sem Lhe poder fugir. É perigoso para quem nunca pensou o problema do Infinito, porque pode suscitar questões difíceis de resolver, ou que forçam os quadros habituais a que estamos acostumados.
Mas que há neste mundo que valha alguma coisa, que não seja igualmente perigoso?
Em milhares de anos não adiantou um passo o sistema das nossas relações com Deus. Oração, sacrifícios, altares datam desde milénios, assinalando através dos séculos uma mesma atitude fundamental.
Não podia ser doutra maneira, se tal sistema é da essência mesma do homem, e não forma passageira e acidental da sua existência terrestre."
(Excerto do Prólogo)
Índice:
Prólogo. | I - Do Nada ao Infinito. II - Dialéctica da Existência como Ser-para-Deus? III - Que é Deus? IV - Deus no Mundo Moderno. V - O Problema do Ateísmo. VI - O Ateísmo Russo. | Epílogo.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. rosto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário