20 maio, 2024

TAVARES, Maria José Ferro -
HISTÓRIA DE PORTUGAL MEDIEVO (Economia e Sociedade)
. Lisboa, Universidade Aberta, 1992. In-fólio (30x21 cm) de 515, [5] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Capa: Montagem de iluminuras de: Arquivo Nacional da Torre do Tombo - Missal do Lorvão; Biblioteca Municipal do Porto - Iluminados de Santa Cruz de Coimbra.
Obra de fôlego - de generosas dimensões - sobre a História de Portugal na Idade Média.
Trata-se do manual da disciplina de História de Portugal Medievo produzido pela Universidade Aberta para apoio dos alunos do Ensino à Distância.
Ilustrado com desenhos, fotografias, quadros e mapas ao longo do livro, na sua maioria impressos em página inteira, sendo alguns deles desdobráveis.
"O território que viria a ser Portugal, no século XII, ocupou uma parte das províncias romanas da Callaecia, entre o Douro e Minho, e da Lusitania, entre aquele e o Tejo.
Estender-se-ia, até meados do século XIII para além deste rio, acabando por atingir o mar com que ficaria limitado a Ocidente e a Sul. [...]
A sua vizinhança com o mar e a sua posição na parte ocidental da Península Ibérica iriam colocá-lo, entre dois pólos de influências, provenientes umas por via marítima e outras por via terrestre. Por esta, penetraram os povos germanos, no início do século V, enquanto os mouros e os normandos, em rotas de sentido oposto, nos séculos VIII e IX-X, respectivamente, o fariam por mar."
(Excerto de Os reinos bárbaros (411-711))
Maria José Ferro Tavares (n. 1945). "Nasceu em Lisboa, em 1945. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1969. Doutorou-se em História Medieval pela Universidade Nova de Lisboa (1981) e obteve a sua agregação nesta instituição, onde foi professora associada e catedrática de nomeação definitiva, desde 1991. Foi membro dos Conselhos Directivos da Faculdade de Letras, (1974-77). Foi presidente do Conselho Científico do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1992-93). Foi directora da Unidade de Ensino à Distância, vice-reitora e reitora da Universidade Aberta (1989-2006), sendo a primeira mulher em Portugal a ocupar tais funções académicas.
Exemplar em brochura, bem conservado. Com notas e sublinhados a lápis no texto.
Invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário