O ASSASSINATO DE CAPITÃO FRYATT. Londres: Eyre and Spottiswoode, Ltd., 1916. In-8.º (18x12 cm) de 48 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Opúsculo da propaganda de guerra inglesa anti-germânica.
Processo do Capitão Charles Fryatt, comandante do «Brussels», navio da marinha mercante inglesa capturado pelas forças alemãs durante a Grande Guerra. Levado para a Bélgica e daí para a Alemanha, foi internado num campo de detenção e julgado em Conselho de Guerra por abalroamento de submarino alemão. Foi condenado à morte por fuzilamento.
Livro iIlustrado com estampas no texto, sendo algumas delas em página inteira. Inclui reprodução da carta de condolências que o rei Jorge V enviou à viúva do malogrado capitão.
"O Capitão Charles Algernon Fryatt era comandante do paquete Brussels, de Great Eastern Railway Company. Muitas das companhias ferroviarias inglezas possuem a sua linha de vapores, ligando os portos inglezes ao continente europeu; e apesar de serem algumas dessas linhas modificadas ou sustadas por efeito da guerra, a comunicação maritima com todos os paizes neutros continua ininterrupta, graças ao vigos e á eficiencia da marinha britanica.
Vencendo os perigos de minas e de submarinos, através da neblina e das tempestades no litoral hoje desprovido de faroes e de boias, os comandantes desses pequenos mas destemidos navios mercantes já bem conheciam os metodos e expedientes do submarino alemão. Tornaram-se peritos, a custo da intima experiencia que tiveram de tudo isso, sendo os primeiros a aprenderem a lição que a tragedia do Lusitania depois ensinou ao mundo inteiro.
Entre esses comandantes figurava o Capitão Fryatt, conhecido entre os seus como the pirate-dodger - "o evadido dos piratas"; e nas suas frequentes viagens de Harwich a Rotterdam, justificava elle plenamente esse sobrenome, até que por fim teve a desdita de cair nas mãos dos piratas."
(Excerto de A carreira do Capitão Fryatt)
Índice:
I. A Carreira do Capitão Fryatt. II. O Submarino U 33. III. A Presentação do Relogio. IV. A Captura do Brussels. V. As Primeiras Noticias na Inglaterra. VI. O Conselho de Guerra. VII. A Acusação. VIII. Era elle Franco-atirador? IX. A ultima, a mais longa das Viagens. X. O Epilogo.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Cansado. Capas frágeis com defeitos.
Raro.
Com interesse histórico.
35€
Reservado
Sem comentários:
Enviar um comentário