ALMANACH DA GUERRA PARA O ANNO DE 1873. [S.l.], [s.n.] - Vendem-se na Imprensa da Praça de Santa Thereza, 63, [1872?]. In-8.º (15x11 cm) de 32 p. (inc. capas) ; il. ; B.
1.ª edição.
Na capa, gravura de S. M. Guilherme - Imperador da Prussia.
Curiosíssimo almanaque para o qual não existem referências bibliográficas, incluindo a Biblioteca Nacional que não menciona. Terá sido o seu segundo ano de publicação (desconhecendo-se se houve mais) dado que no prólogo - intitulado Vale um vintem - é referido que o volume do primeiro ano terá sido bem recebido pelo público. Apesar do título que lhe dá nome, no interior não existem referências a guerras, sobretudo ao conflito Franco-Prussiano (1870-1871), tema momentoso aquando da organização do primeiro almanaque.
Os temas abordados são curiosos, alguns caricatos e muito muito interessantes, contendo matérias insólitas, cómicas e até uma poesia escabrosa e algo sanguinária dedicada a Diogo Alves, o famoso galego, assaltante e homicida do Aqueduto das Águas Livres, executado três décadas antes.
Inclui ainda um artigo de fundo dedicado aos entusiastas da caça: Guia do Caçador.
"Para fazer da mulher uma excellente companheira e conserval-a sempre assim, é preciso proceder do modo que se segue: prepare-se uma quantidade sufficiente d'essa agua pura a que se chama affeição, e ponha-se a mulher d'escabeche dentro d'ella; se a agua, durante esta operação, se tornar agitada, basta uma gota de balsamo de lisonjas para a fazer volta á quietação natural."
(Excerto de Receita para cosinhar uma mulher)
Contém este almanach:
Prologo : Vale um vintem | Juizo do anno | Aos lavradores e cultivadores | Familia Real [Dados genealógicos dos monarcas portugueses do século XIX] | Estações | [12 meses do ano - Santos/acontecimentos religiosos] | - Carapuças a molde para todas as cabeças - Bons conselhos (do Padre Manoel Bernardes) - Dialogo entre um Barbeiro e o Freguez - Guia do Caçador, com todas as posturas das camaras - Antiguidades - Uma mulher vendida - O papagaio e o pardal - Receitas para matar persevejos e moscas [Segredos mui certos e experimentados, para conservar as camas sem persevejos, os aposentos sem moscas] - Receita para cosinhar uma mulher - Poesia de Diogo Alves, na prisão.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Cansado. Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel.
Raro.
Sem registo na BNP.
35€
Sem comentários:
Enviar um comentário