CABRAL, José Curry da Camara - DO VALOR DO METHODO NUMERICO NA MEDICINA EM GERAL E PARTICULARMENTE NA CIRURGIA. Dissertação de Concurso. Por... Candidato a um dos logares vagos na Secção Cirurgica da Escola Medico-Cirurgica de Lisboa. Lisboa, Typographia Universal de Thomaz Quintino Antunes, Impressor da Casa Real, 1875. In-4.º (23x15 cm) de 163, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Tese académica do conhecido médico e professor José Curry Cabral, patrono do hospital de Lisboa que ainda hoje tem o seu nome. Trata-se de um estudo crítico sobre a aplicação das teorias matemáticas e estatísticas à medicina, sobretudo à especialidade cirúrgica.
Raro e importante.
"Os que, mais fracos, têem de limitar-se a viver nas planicies, e só a custo podem trepar a um ou outro comoro, n'este immenso campo do saber, embora uma ou outra vez descubram um ponto de vista novo, tão accidentado é o terreno e tão movediça a atmosphera, embora antevejam que no seu novo horisonte estão os germens de uma grande verdade, não têem voz para a proclamarem, mas têem o dever, ao menos, a enunciarem, para que seja fecundada e desenvolvida, se os que lhe podem dar valor acharem que vale a pena fazel-o.
Eu sou dos que vivem na planicie e dos que se allumiam com a luz que vem do alto, tendo apenas o cuidado de procurar distinguir quaes os raios a que devo offerecer uma superficie absorvente e quaes os que devo receber sobre uma superficie reflectidora.
Esta minha dissertação é tão sómente o resultado d'essas dilligencias empregadas mais para satisfazer a razão, do que para afagar as crenças que se inspiram na simples tradição, ou nas revelações da auctoridade.
Quem abre os livros de medicina, quem lê os artigos de jornaes, quem sobretudo indaga os progressos da therapeutica, encontra-se sempre com os algarismos; - sobretudo em therapeutica, na parte de applicação da sciencia, é commum que o argumento principal a favor de tal ou tal medicamento provenha do algarismo das curas. Não raro se disputam primazias conforme o numero de casos favoraveis; dos numeros avultados, nasce a confiança em tal methodo de tratamento, como preferivel a tal outro.
Em presença da feição nova que tomou a sciencia na nossa epoca, creando processos, que nos parecem os mais capazes de conduzir á verdade, - se o numerismo se tivesse restringido mais nas suas applicações, se para todos apresentasse os symptomas da decadencia, se o vissemos ceder o logar á nova ordem de processos, não valeria muito a pena entreter longas locubrações com um methodo que a lei do progresso tinha feito pertencer á historia.
Mas não; as estatisticas pullulam de todos os lados; parece mesmo serem um elemento necessario para fundamentar as crenças."
(Excerto do preâmbulo - Antes de entrar em materia)
Índice:
[Dedicatória] | Antes de entrar em materia | Introducção | Parte Primeira - Fundamentos do Methodo Numerico: - A theoria das probabilidades; - A lei dos grandes numeros; - A theoria das medias; - Principios da estatistica; - Recapitulação. Parte Segunda - Applicação dos principios fundamentaes do methodo numerico aos factores medicos - Determinação dos limites d'essa applicação: - Campo em que vae ser posta a discussão; - Erros originaes do numerismo; - Propagação da maior parte dos erros originaes do methodo. - Correcção de alguns d'elles; - A estatistica medica; - Natureza dos factos medicos; - O numero, o facto e a observação; - A certeza medica e o numerismo; - Limites de applicação do calculo aos factos medicos. Parte Terceira: - A estatistica em cirurgia; - Conclusão.
José Curry da Câmara Cabral (Lisboa, 1844-1920). "Mais conhecido por Curry Cabral, foi um médico, lente de medicina da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e um dos mais afamados investigadores e professores portugueses na área das ciências médicas. Foi presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, sócio correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa e vogal do Conselho Superior de Instrução Pública. Foi homenageado na designação do Hospital Curry Cabral."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Cansado. Capas frágeis com manchas e pequenas falhas de papel.
Muito raro.
Peça de colecção.
150€
Reservado
Sem comentários:
Enviar um comentário