22 maio, 2024

BAUDRILLART, Mgr Alfred - O CLERO FRANCEZ NO EXERCITO. Pelo... Reitor do Instituto Catholico de Paris. Paris, [s.n. - Dubreuil, Frèrebeau & Cia - Paris], 1918. In-4.º (24 cm) de 31, [1] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Interessante opúsculo sobre a participação da Igreja francesa na Grande Guerra, obra da autoria de Alfred Henri Marie Baudrillart (1859-1942), insigne prelado católico francês, elevado ao cardinalato em 1935.
Livro muito ilustrado com fotogravuras ao longo do texto.
"É muito simples a missa do capellão militar! O altar não é de marmore nem de bronze; compõe-se apenas de uma prancha mal aplainada. Não se vêm lustres nem armação, porém alguns pobres ornatos amarrotados ou maculados pela lama invasora da trincheira. Ha muito tempo que se utilisam. Não importa, porquanto conservam o seu poder evocador. Assemelham-se a essas bandeiras dilaceradas pela metralha, que todos saudam com respeito, por mais rôtas que estejam; representam sempre o ideal da Patria; e as roupas sacerdotaes, vestidas nas trincheiras, eclipsam a riqueza das mais douradas casulas. Uma cruz domina o altar, e ahi o padre pronunciará as eternas palavras que dão a vida. Estranho contraste: o ministro da paz está no meio dos guerreiros e alli representa um papel de primeira ordem. Sim, essa missa, essa visão pacifica, vae restituir a coragem a homens que soffrem; vae desvendar ás almas o ideal, o misterio; vae, por alguns instantes, afastar os soldados das suas preocupações materiaes; vae eleval-os acima d'elles proprios. Sursum corda! dirá o sacerdote, e á sua voz os corações se elevarão: o campanario da aldeia apparecerá ao longe."
(Excerto de I - Sursum corda)
Índice:
I - Sursum corda. II - Aquelle que se compadece. III - Aquelles que se recordam.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Com significado histórico.
35€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário