31 maio, 2024

CARNEIRO, João Borges -
ESBOÇOS PALIDOS (contos).
Com um Prefacio de J. Pereira Sampaio (Bruno). Porto, Deposito : Livraria Magalhães & Moniz, 1908. In-8.º (16,5x12 cm) de [12], 151, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Interessantíssimo conjunto da contos, rústicos na sua maioria, eivados de algum sensualismo, mas sobretudo tristeza, pessimismo e sofrimento.
Obra enriquecida pelo prefácio de Sampaio Bruno.
Exemplar valorizado pela dedicatória manuscrita do autor à conhecida actriz Adelina Abranches (1866-1945).
"Bertha era a mais formosa, a mais captivante das companheiras.
Os abundantes cabelos d'um negro aveludado, todo em naturaes ondulações suavissimas, esbatia-se docemente nas faces assetinadas, alvas como a neve, em macios sombreados d'um encanto infinito.
E que graça a do seu olhar voluptuoso e meigo, que irresistivel feitiço onde ele se fitava muito quebrado, demoradamente atrahindo como um iman, deliciando como um beijo, prendendo como uma algema.
As fórmas do seu corpo divino, como feito de setim e neve, eram modelares, lindamente roliças - a suprema ostentação dos encantos peregrinos d'uma  mulher.
Uma noite, uma noite calida e abafadiça d'agosto, entrou no lupanar onde exercia sua profissão impudica um grupo ruidoso e alegre d'alguns rapazes."
(Excerto de A Cortezã)
"A aldeia acordara em festa.
Logo aos primeiros alvores da madrugada, serena e deleitosa, os sinos repicaram festivos e uma salva estrondosa de morteiros echoou estranhamente de quebrada em quebrada, até morrer muito ao longe, na infinidade das serras altas, de aspecto taciturno e agreste.
Á porta do brazileiro do Eirado, rodeada de populaça, uma philarmonica das mais afamadas dos arredores com os seus barretes de largos listões vermelhos em que se erguiam muito aprumados pennachos azues e brancos, tocava com garbo, pomposamente, uma marcha animada e forte.
Em cima, n'uma estreita janela onde duas saliencias de pedra sustentavam velhas panelas de mangericões e cravos, o brazileiro, com o cotovêlo fixo no parapeito, apoiando com a mão papuda o carão disforme, d'uma vermelhidão de tomate maduro, olhava altivo, com desdem requintado a multidão andrajosa e pobre que o contemplava boquiaberta, n'um grande pasmo de imbecilidade rude.
Fôra ha annos para o Brazil. Era então um rapaz esbelto, desempenado, creado aos rigores do frio, ás ardencias do sol alegre, feliz na placidez monastica da sua pequenina aldeia. N'esse tempo, qualquer rapariga da freguezia sentia imenso orgulho em tel-o como conversado. Foi, comtudo a Maria do Prado a que mais profundamente se lhe afeiçoou. Formosa, com a simplicidade rustica dos campos onde vivia, tinha tambem tido muitos pretendentes, que invariavelmente regeitava, a quem nunca dava fala."
(Excerto de A Camponeza)
Indice:
Prefacio | A Mendiga | Na Alameda | A Cortezã | A Camponeza | A Noiva | Sonhando | O Condemnado | Placidez e Tormenta | A Missa do Abade Novo | No Baile.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel nos cantos. Com falha assinalável de parte do papel da lombada.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário