01 junho, 2024

BUGALHO, João F. F. - AVES DE RAPINA DE PORTUGAL (desenhos do autor). [Sua utilidade - Identificação no campo]. [Lisboa], Secretaria de Estado da Agricultura : Direcção Geral dos Serviços Florestais a Aquícolas, 1970. In-4.º (23,5x16 cm) de 88 p. ; [1] f. desdob ; il. ; B. Col. Estudos e Divulgação Técnica : Grupo A - Secção Zoologia Florestal e Cinegética
1.ª edição.
Importante trabalho de campo sobre as aves de rapina portuguesas.
Ilustrado no texto com desenhos e fotografias dos animais, tabelas e quadros estatísticos, e em separado, com um desdobrável de generosas dimensões (28x42,5 cm): Representação Esquemática de Relações Alimentares: Interligação de cadeias alimentares dependentes de um predador. Conceito de pirâmide de números.
"Com este trabalho pretende-se:
1) Divulgar alguns aspectos gerais do que hoje se sabe sobre os predadores, na esperança de que os benefícios por eles desempenhados na Natureza em geral e para a caça em particular, leve à sua protecção não por compulsão mas por convencimento e educação das pessoas.
2) Trazer a público breves notas sobre a identificação das nossas aves de rapina com base em esquemas e silhuetas simples, nos moldes dos actuais guias de campo estrangeiros, mais acessíveis a qualquer amador do que as descrições sistemáticas dos livros destinados aos especialistas. Deve realçar-se que nos países mais desenvolvidos os amadores têm prestado contributos extraordinários para o alargamento dos conhecimentos respeitantes à biologia.
Destina-se por isso não só a couteiros, caçadores, guardas de caça, «bicheiros», etc., mas a todo o público que, à medida que evolui, virá a interessar-se cada vez mais pelo conhecimento da Natureza..."
(Excerto da Introdução)
Índice: Introdução | Agradecimento | 1 - Predação. 2 - Sistemática. 3 - Nota sobre os nomes vulgares utilizados. 4 - Breves descrições das espécies diurnas e dos seus hábitos. 5 - Breves descrições  das espécies nocturnas e dos seus hábitos. 6 - Silhuetas e figuras de identificação (Guia de campo). | Índice alfabético | Bibliografia.
João Filipe Flores Bugalho (n. 1942). "Nasceu em Lisboa em 1942. Engenheiro Silvicultor pelo Instituto Superior de Agronomia, foi ali Professor Convidado durante 25 anos. Durante a vida profissional dedicada à ecologia, à conservação da natureza e à gestão dos recursos naturais raramente pintou. Retomou a pintura em 1998. Realizou mais de 40 Exposições Individuais, Portugal, Luxemburgo, Cáceres, Chartres, Bruxelas e São Paulo (Brasil). Há quadros seus em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, E.U.A., Brasil e Luxemburgo."
(Fonte: https://mental.pt/pec-speakers/joao-bugalho/)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário