PEREIRA-FORJAZ, Dr. A. - A PETROGRAFIA DO CÉU. [Contribuição espectográfica para o estudo dos meteorites portugueses]. Pelo... Professor da Universidade de Lisboa. Associação Portuguesa para o Progresso das Sciências (Congresso do Porto). Coimbra, Imprensa da Universidade, 1925. In-4.º (25,5x16,5 cm) de 6, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curioso ensaio sobre os meteoritos, e em particular o "meteorite" de Ponte de Lima (Minho), sendo este um dos primeiros trabalhos que sobre o assunto se publicou entre nós.
Opúsculo ilustrado com quadros e tabelas no texto.
"A espectroscopia dos meteorites foi brilhantemente iniciada por Norman Lockyer, um dos fundadores da Astronomia física. Os processos técnicos utilizados pelo conhecido sábio inglês, falecido em 1920, encontra-se descritos, quer em notas apresentadas à Real Society quer na sua esplêndida Memória The Meteorite Hypothesis. [...]
O estudo dos materiais precipitados dos espaços cósmicos sôbre a crusta terrestre, atraiu, desde a mais remota antiguidade, a atenção dos povos orientais.
Papiros chineses fazem passageira menção às pedras caídas do céu alguns séculos antes da nossa era. Como era lógico, a superstição imiscui-se no assunto e não era raro encontrar o nome duma divindade ligada ao aparecimento dos meteorites: Egalabalo, entre os fenícios; Jupiter Ammon, na Líbia. Para os frígios, à Mãe dos deuses se de veria atribuir a visita dêsses corpos celestes. [...]
Por um estudo analítico sumário reconhecemos que o meteorite português de Ponte de Lima (Minho) era constituído principalmente por ferro. Como é sabido o espectro do ferro contém numerosíssimas riscas; era de presumir, pelos resultados atingidos pelos anteriores experimentadores, que ao lado do ferro se encontrassem vestígios de outros elementos."
(Excerto do ensaio)
António Augusto Álvares Pereira de Sampaio Forjaz Pimentel (Lisboa, 1893-1972). "Cientista português. Foi director da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa no período de 1944 a 1960. Licenciado em Ciências Físico-Químicas (U.L., 1914), curso do Magistério Secundário (Faculdade de Letras de Lisboa), doutor em Ciências Físico-Químicas (1917 - foi o primeiro doutoramento na Faculdade de Ciências de Lisboa). Os seus livros didácticos de Física e Mineralogia foram adotados durante muitos anos no ensino oficial e é extensíssima a sua bibliografia, com mais de 300 títulos, especialmente nas áreas da Química Industrial, dos estudos espectrográficos dos minerais portugueses, dos fenómenos magneto-ópticos, dos princípios da quimioterapia e da radioatividade, da fluoroscopia do tabaco, da mecânica química ondulatória, da ciência química e bioquímica, da filiscopia do açúcar, microscopia de eletrões, além de outras matérias de ordem sociológica e etnológica e história da Academia das Ciências de Lisboa."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação com pequenos cortes marginais, sem perda de suporte.
Raro.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário