14 junho, 2024

COCHERIL, Fr. Maur -
ABADIAS CISTERCIENSES PORTUGUESAS.
I - Inventário e cronologia das abadias do século XII. [Por]... monge cisterciense. Lisboa, [s.n. - Composto e impresso na União Gráfica - Lisboa], 1959. In-4.º (24x17 cm) de 34, [2] p. ; B.
1.ª edição independente.
Importante ensaio dedicado à história da Ordem de Cister em Portugal, sua origem e proliferação pelo país até final do século XII, sendo a segunda parte da obra dedicada em exclusivo ao Mosteiro de Alcobaça, o mais importante templo da Ordem.
Separata da revista Lvsitania Sacra, Tomo IV - 1959.
Exemplar muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor "a Monsieur  João Couto, en hommage très respectueux", datada de "Entrammes, 27 juillet 1960".
"Muitas vezes se tem notado como é difícil alguém pronunciar-se com absoluta certeza acerca das origens da Ordem de Cister em Portugal. Não modificam sensìvelmente esta desanimadora conclusão as investigações efectuadas nos últimos anos. Se é possível apresentar com exactidão alguns pormenores, no conjunto não se passa de hipóteses e aproximações. É forçoso aceitar este facto, não obstante a importância da solução de tal problema para a história do século XII em Portugal. Dissimular as lacunas ou aduzir mais uma vez, sem verificação, as narrativas dos cronistas, seria falta de lealdade. Parece indispensável estabelecer desde já o balanço dos nossos conhecimentos neste domínio, averiguando o que se pode afirmar com certeza. A isto se limita o presente trabalho, voluntàriamente confinado ao século XII."
(Excerto de 1 - Fontes históricas. Manuscritos e crónicas)
Índice:
I. Inventário e cronologia das abadias do século XII: 1 - Fontes históricas. Manuscritos e crónicas. 2 - A legislação e os «Usos» de Cister. 3 - Claraval, a Galiza e Portugal. 4 - Grupos eremíticos e filiações cistercienses. 5 - Cronologia das abadias portuguesas do século XII. II. Alcobaça: 6 - Alcobaça e o «espírito de S. Bernardo». 7 - Planta da igreja de Alcobaça. 8 - Cronologia de Alcobaça. O mosteiro no século XII. 9 - Alcobaça I e Alcobaça II. III. Conclusão.
Maur Cocheril (1914-1982). "Nasceu a 30 de junho de 1914 em Vitré, França, e faleceu em 25 de novembro de 1982 na Abadia de Notre-Dame-du-Port-du-Salut, em Entrammes, perto de Laval (Mayenne). Foi um monge trapista francês, especialista em canto gregoriano, heráldica e história cisterciense, particularmente de ordens militares e abadias cistercienses da Península Ibérica."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário