06 junho, 2024

RIBEIRO, Margarida -
O AMOLADOR. Figuras de Lisboa. [Por]... Do Instituto Português de Arqueologia, História e Etnografia, etc. Lisboa, [s.n. - Composto e impresso nas Oficinas Gráficas de Ramos, Afonso & Moita, Lda. - Lisboa], 1966. In-4.º (26x19 cm) de 9, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Interessante trabalho sobre o amolador de Lisboa, figura castiça, cujo ofício - em decadência - consistia em percorrer as ruas da cidade a recuperar utensílios de cozinha e afiar facas e tesouras, facilmente identificado pelo apito com que se fazia anunciar.
Separata do Boletim da Junta Distrital de Lisboa, N.ºs LXV-LXVI - III Série - 1966.
Ilustrada com três reproduções fotográficas de artesãos na labuta em página inteira.
Exemplar muito valorizado pela dedicatória autógrafa da autora ao Dr. Castilho de Lucas.
"Uma das figuras mais típicas dos bairros populares de Lisboa é, sem dúvida, a do amolador.
Fazendo-se anunciar com o pregão sincopado que alterna, por vezes, com o silvo da gaita ou apito de tubos que o caracteriza, o amolador dos nossos dias percorre os bairros antigos da cidade com segurança profissional, certo do ganho do seu dia, aguardando em cada esquina, a chamada das donas de casa.
É uma das figuras lisboetas que melhor tem resistido à introdução de novas técnicas e adaptação às facilidades da vida moderna.
Embora não abundem os documentos iconográficos que o representem, conseguimos reunir alguns elementos do maior interesse para o estudo do trajo, do engenho que transporta e respectiva evolução do mesmo e, ainda, do próprio ofício.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Com interesse histórico e etnográfico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário