VAZ, A. Luís - S. BENTO : "Pai da Europa" e deste Portugal que somos. Braga, [Presença e Diálogo], 1980. In-4.º (24,5x17 cm) de 35, [1] p. ; B.
1.ª edição independente.
Estudo comemorativo do nascimento de S. Bento.
Separata de «Presença e Diálogo» : Março/80.
"A frase é de Paulo VI, cuido eu, dita há anos a propósito do ilustre filho da Núrsia. O historiador pode hesitar entre atribuí-la ao fundados dos beneditinos ou ao monacato, no entanto, porque a regra de S. Bento é, de facto, o «Pai da Europa».
Uma coisa é certa: sem qualquer dúvida, que este Portugal que somos é filho directo de S. Bento; antes de ser Portugal, com S. Martinho de Dume, S. Frutuoso e os seus mosteiros; na independência, com Cister; na colonização e reconquista, com Alcobaça; na aventura marítima, com as ordens militares, com elas fazendo o Brasil, as Áfricas e a Índia. Sem os filhos de S. Bento, Portugal não existiria ou, pelo menos, não seria o que hoje é: cérebro e coração do mundo português."
(Excerto de A modo de prefácio)
Índice:
A modo de prefácio | I - Ilhas perdidas no meio do caos, os mosteiros garantem a sobrevivência da Europa ou da Civilização Ocidental II - Os monges constroem a Europa III - Séculos antes de S. bento, os monges erguem a Europa IV - Cluny impõe o centralismo de Roma e a hegemonia da França. V - Desde S. Martinho de Dume que se faz este Portugal que somos... | Notas.
Cónego António Luís Vaz (1911-2008). "Filho de Francisco Júlio Vaz, natural de Fiães, e de Angelina Alves Salgado, natural de Rouças. Nasceu na freguesia de Fiães, lugar de Adedela [Melgaço], a 30 de Abril de 1911, e faleceu a 2 de Agosto de 2008. Depois da quarta classe da instrução primária foi para o Seminário de Braga, onde estudou. Nessa cidade, capital do Minho, viveu grande parte da sua vida. Obras: «Juventude de 1940», «Nossa Senhora da Peneda», «Mestre e Precursor», «Chama que Renasce», «Castelo Imperfeito», «Melgaço 2000 – roteiro», juntamente com seu sobrinho Padre Carlos Nuno Vaz, além de outras obras de viagem, ensaios, artigos de jornal e de revista, etc."
(Fonte: https://melgacominhaterra.blogspot.com/2016/04/dicionario-enciclopedico-de-melgaco-por.html)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
15€
Sem comentários:
Enviar um comentário