ZENOGLIO, Ernesto - TRATADO DE DANÇA. Contendo
todas as danças de sala e respectivas musicas. Coordenado por...
Professor de dança do Real Collegio Militar, Escola Academica, Collegio
Inglez, e de varios outros collegios. Liboa, Livraria Ferreira - Editora, [191?]. In-4.º (23x15 cm) de 203, [7] p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Importante tratado de danças de salão publicado nos alvores do século XX.
Ilustrado no texto com desenhos exemplificativos e em página inteira com diversas partituras.
"Encontramos por todo o país referências
a danças que, em finais do século XIX e no primeiro quartel do século XX, eram uma das
marcas distintivas nos bailes da alta sociedade
e também das classes média e pequeno-burguesa. Valsas, polcas, mazurcas, schotish, pas
de quatre, galope, quadrilhas eram ensinadas
no Real Colégio Militar, na Escola Académica, no Colégio Inglês e em muitas sociedades
recreativas. Um Tratado de Dança de E. Zenoglio ou o Novissimo e Completo Manual de
Dança, "tratado theorico e pratico das danças
de sociedade..., com indicações do professor de
dança Alvaro Dias Patricio" (de 1888), foram
utilizados na difusão das danças e nas normas
de cortesia e regras sociais a que ambos os autores dedicam muitas páginas. Algumas dessas
danças viriam a ser popularizadas, adoptando os
mesmos nomes ou designações aproximadas.
Outras já eram conhecidas em várias regiões por
circunstâncias históricas diversas e nem sempre
esclarecidas (invasões francesas, presença
de exércitos espanhóis e ingleses, permuta
permanente com territórios limítrofes). Para
as comunidades que as adoptaram, são consideradas como danças populares."
(Fonte: Alentejo: as falam que bailam, por Domingos Morais in Caderno de danças do Alentejo, Vol 01, 2010)
"Ha
nos movimentos do rosto e do corpo, gestos de todos os caracteres,
assim como na voz, sons de prazer e de afflicção; estes foram a origem
do canto, e aquelles originaram a dança, porque o homem, desde o
primeiro momento que respirou, exprimiu pelo som da voz, movimentos do
corpo e jogo da physionomia, as sensações que experimentava. Por isso a
expressão primitiva do sentimento, o canto, fez desenvolver uma segunda expressão, a dança, que já existia no homem.
A
dança e o canto são-nos portanto tão naturaes, como o gesto e a voz;
esta e aquelle os instrumentos das duas artes a que devem a origem.
[...]
São
as differentes affecções da alma a causa dos gestos, e estes a origem
da dança que d'elles se compõem: consiste a dança, portanto, na arte de
os fazer com graça e dentro d'uma determinada medida de compasso.
Produz
a dança três especies de effeitos: physicos, moraes e educativos, e
portanto pode dizer-se que aperfeiçoa simultaneamente a saude, as
qualidades moraes e a distincção, isto é, o corpo, a alma e o espirito. A
dança corrige as posições defeituosas, habituando-nos a conservarmo-nos
correctamente e acostumando-nos a andar com um passo bem lançado;
combate a tendencia para a obesidade, não deixando a medicina de a
recommendar com frequencia; finalmente, é um dos poucos meios
reconhecidamente efficazes para assegurar um somno tranquillo e
reparador.
Pelo
que diz respeito aos effeitos moraes, é a dança de grande utilidade, já
pelas approximações a que dá occasião, já porque acostuma a estarmos
alegres e bem dispostos.
Vejamos,
finalmente, outra qualidade que imprime aos que a cultivam: a
distincção. Hoje em dia, ninguem se atreve a apresentar-se em sociedade
sem ter aprendido a dançar. Quem dançar bem é tão apreciado n'uma sala,
como o mais importante dos convidados; esta qualidade preciosa faz abrir
todas as portas, permitte estabelecer relações de mais familiaridade, e
até dá occasião a travar conhecimento com pessoas de quem, d'outra
fórma, difficil seria approximarmo-nos. Muitas vezes é n'um baile,
segundo muitos sabem por experiencia propria, que se decide d'uma vida
inteira."
(Excerto de A Dança)
Indice das especies:
A
Dança | Primeira Parte: - Regras a observar n'uma sala; - Polka; -
Polka Mazurka; - Polka Mazurka russa; - Schottish; - Pas de Quatre; -
Pas de Quatre em cruz de Santo André; - Pas de Patineurs; - Valsa; -
Valsa a trez tempos; - Boston americano; - Valsa-Boston; - Schottish
americana; - Galope. Segunda Parte: - Quadrilhas; - Quadrilha franceza; -
Quadrilha americana; - Quadrilha croisé; - Quadrilha de Lanceiros; -
Lanceiros valsados; - Quadrilha das variedades parisienses; - Grande
quadrilha. Terceira Parte: - Sir Roger ou Giga Americana; - Two-Step; -
Danças classicas; - Minuete; - Gavotte; - Cotillon; - Cake-Walk.
Indice das musicas:
-
Polka; Washington Post ou Bene Danse; - Mazurka; - Schottish; - Pas de
Quatre; - Pas de Quatre em cruz de Santo André; - Les patineurs
finlandais; - Valsa; - Galope; - Quadrilha; - Quadrilha de Lanceiros; -
Giga Americana; - Two-Step; - Minuete; - Gavotte; - Cake-Walk; - Outro
Cake-Walk.
Ernesto Zenoglio.
Professor de dança no Colégio Militar e de alguns outros colégios da
elite lisboeta, e fotógrafo amador. Editou e colaborou na revista Vida
Artistica : semanario de Artes e Lettras. Frequentou a sociedade da
capital. Atleta, entusiasta da cultura física, foi sócio do Velo Club de
Lisboa - um dos primeiros clubes de ciclismo nacionais -, tendo vencido
algumas provas nos arredoreres de Lisboa.
Encadernação
inteira de pele com cercadura dourada na pasta anterior e ferros
gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Com pequenos restauros e falhas de papel marginais.
Raro.
85€
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