03 maio, 2024

KI-ZERBO, Joseph -
HISTÓRIA DA ÁFRICA NEGRA - I. Edição revista e actualizada pelo autor. 3.ª edição. [II. Edição revista e actualizada pelo autor. 2.ª edição]. Mem Martins, Publicações Europa-América, 1999-81. 2 vols in-8.º (21x14 cm) de 452, [12] p. ; [XXII], [1] p. il. ; il. (I) e 464, [8] p. ; [X], [2] p. il. ; B. Col. Biblioteca Universitária
Importante estudo histórico sobre a África Subsariana.
Obra em 2 volumes (completa), ilustrada no texto com mapas geográficos e tabelas, e em separado, com inúmeras fotografias a p.b. distribuídas por 32 páginas.
"Durante largo tempo, a Africa foi considerada um continente sem história. Em 1830, Hegel decretava que "A Africa não é uma parte histórica do mundo", e depois dele muitos foram os historiadores que, sacrificando mais ao preconceito do que à ciência, repetiram em vários tons a mesma ideia.
A obra de Ki-Zerbo, cujo vol. I apresentamos, é o melhor desmentido à lenda da África continente sem história. Num trabalho de reconhecido rigor cientifico, que a crítica francesa saudou com o maior entusiasmo, o autor levou a cabo o trabalho ciclópico de trazer à luz as raízes históricas de todo um continente, na sua insuspeitada riqueza.

Partindo da pré-história, o presente volume acompanha a caminhada do homem africano até ao século XIX, desvendando aos olhos maravilhados do leitor sucessivos períodos de esplendor e decadência, com o surgir e o afundar de reinos e impérios, até aos primeiros contactos com os Europeus e as consequências que daí advieram para a evolução histórica da Africa Negra.
O segundo e último da História da Africa Negra, de Joseph Ki Zerbo - cobre a parte mais recente da longa caminhada do homem africano, tratando os eventos ocorridos desde o século XIX até aos nossos dias.
Foram os anos negros em que a África é arrancada aos africanos pelas garras das potencias colonizadoras, que, em muitos casos, fizeram do grande continente autêntico campo de pilhagem. Mas foram também anos em que a África gerou chefes de grande envergadura, cujo perfil o autor traça com particular relevo.
Vem depois o despertar do continente, com o surto do nacionalismo e os movimentos conducentes à independência. O autor historia de forma completa o processo de libertação dos países africanos e escreveu mesmo, especialmente para esta edição, a história da descolonização nos territórios sob administração portuguesa.
Um capítulo sobre os problemas africanos de hoje, em que se equacionam as questões que actualmente se põem ao continente e se apontam perspectivas de evolução futura, encerra esta obra, indispensável a quantos desejam possuir da África um conhecimento mais profundo."
(Fonte: Wook)

Joseph Ki-Zerbo (1922-2006). "Nascido em Toma (Burkina Faso), é historiador. Publicou Histoire de l’Afrique noire (Hatier), dirigiu dois volumes da monumental Histoire générale de l’Afrique (UNESCO) e La Natte des autres: pour un développement endogène en Afrique (Karthala)."
(Fonte: Wook)
Exemplares em brochura, bem conservados. Ambos os volumes apresentam assinatura possessória na f. rosto.
Invulgar.
Com interesse histórico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário