17 setembro, 2023

SILVA, Ismael da -
O DR. AFONSO COSTA E A SUA OBRA. (1897-1915). Lisboa, Deposito - M. Pinto Vieira, 1915. In-8.º (18,5x13 cm) de 48 p. ; B.
1.ª edição.
Apanhado do percurso de Afonso Costa como estadista, espécie de biografia política respeitante ao período compreendido entre 1897 e 1915, ano da publicação deste trabalho.
Trata-se de um elogio-homenagem publicado pouco tempo após - e na sequência - do acidente que vitimou o governante ao lançar-se de um carro eléctrico em andamento para a via pública, resultando o episódio numa forte comoção cerebral que lhe valeria 20 dias de internamento no Hospital de S. José, em Lisboa.
Inclui a descrição do acidente em rodapé, bem como do período de internamento hospitalar e dos médicos que o assistiram.
"O grave desastre sucedido ao dr. Afonso Costa em principios de Julho poz bem em evidência o quanto êle, como político, homem de govêrno e de acção, é estimado e admirado por milhares de concidadãos, correligionários e até adversários politicos.
Reconheceram mesmo êstes que seria uma perda enormissima; reconheceram que a Pátria e a República alguma coisa perderiam a dar-se um fatal desenlace.
É que Afonso Costa, afóra alguns seus actos menos concordes com o que êle apregoou em idos tempos - e que é que não erra? - incarna a verdadeira democracia, o mais alto patriotismo e o mais intenso antagonismo a tudo que respeite á reacção clerical e ao ultramontismo.
Os seus trabalhos em prol da idéa republicana são muitos, são importantes, alguns de um gigantêsco valor.
São-no ainda após a implantação da República, quer para a sua consolidação, quer para a sua gloriosa marcha através de mil obstáculos."
(Excerto da homenagem)
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capas frágeis com defeitos. Capa com algarismo a tinta. Contracapa apresenta falha de papel de algum relevo no canto inferior esquerdo.
Raro.
Sem registo na BNP.
25€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário