AFONSO, Belarmino - O COZER DO PÃO. Aspectos de uma actividade artesanal transmontana. Semana Cultural. Bragança, [s.n. - Composto e impresso da Escola Tipográfica - Bragança], 1982. In-4.º (24,5x17,5 cm) de 88 p. ; [1] f. desd. (bco) ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio etnográfico e antropológico para a história da confecção artesanal do pão na província de Trás-os-Montes.
Ilustrado com quadros, tabelas e inúmeros desenhos e fotografias ao longo do livro, na sua maioria impressos em página inteira. Com uma folha desdobrável - em branco(?) - separada do texto.
Inclui rezas, benzeduras, mandamentos e canções que acompanhavam todas as fazes do processo de feitura do pão.
"O pão cozido adquire um certo valor mágico. Se cai ao chão, apanha-se, beija-se e come-se. Também é pecado espetar o garfo ou faca no pão. É como espetar o corpo de Cristo.
Se caísse uma criança ao lume ou à água, e o pão estivesse virado ao contrário, primeiro devia pôr-se o pão direito, e só depois é que se devia salvar a criança.
O pão é sagrado e deve ser a primeira coisa a colocar sobre a mesa, numa refeição. O pão dentro do forno não deve ser visto. Se for muito olhado, não cresce. Dizem que «lhe entrou a velha»."
(Excerto de Superstições e provérbios)
Sumário:
1 - O cereal: - Poesias e provérbios; - Apólogos. 2 - O moinho e o moleiro: - Localização do moinho; - Poesia satírica. 3 - O cozer do pão: 3.1 - O peneirar; ritmos musical e poético: - O fermento e o amassar; - Religião popular e orações; - Aquecer o forno e fingir; - Meter o pão ao forno e orações mágicas; - Superstições e provérbios. 3.2 - O forno e construção: - Fornos a cidade de Bragança. 3.3 - A farinha e a culinária. Derivados do pão: - Algumas receitas; - A farinha e o pão na medicina caseira. 3.4 - Jogos e adivinhas. 4 - Apêndice: 4.1 - Invocações de Santos. 4.2 - Orações ditas ao peneirar, amassar, depois de amassar, fingir, meter o pão ao forno, depois de meter o pão ao forno. 4.3 - Lírica e canções: - Algumas canções em dialecto mirandês. 4.4 - Glossário.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Com uma rubrica de posse na f. rosto.
Raro.
Com interesse histórico e etnográfico.
50€
Sem comentários:
Enviar um comentário