30 setembro, 2023

LIMA, Dr. M. C. Baptista de -
THE MILITARY SECTION OF THE ANGRA DO HEROISMO MUSEUM -
Diverse Military and Armory Equipment - By... Director of the Museum. Angra do Heroismo, Instituto Histórico da Ilha Terceira, 1979. In-8.º (21,5x15,5 cm) de [2], 16 p. ; [41], [1] p. il. ; B.
1.ª edição independente.
Interessante estudo originalmente publicado no n.º 35 do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, sendo seu autor Baptista Lima, director do Museu de Angra do Heroísmo.
Ilustrado com 52 fotografias distribuídas por 41 páginas separadas do texto.
"The section of the Museum designated «Diverse Military and Armory Equipment» is considered the second finest public collection of its kind in Portugal, after the Military Museum in Lisboa.
It fills many rooms, galleries and other annexes and much of the grounds surrounding the ancient Convent of Saint Francis where the Military Section is located.
The military section of the museum is seen every year by more than fifty thousand Portuguese and foreign visitors and exercises an important mission as a center for interest to the different schools in the Region."
(Excerto da apresentação)
Manuel Coelho Baptista de Lima (Angra do Heroísmo, 1920 - Lisboa, 1996). "Estudou no liceu da sua cidade natal e licenciou-se em História na Universidade de Coimbra, onde foi discípulo de Damião Peres, apresentando uma dissertação final de licenciatura sobre o tema das descobertas para o noroeste. De seguida especializou-se como bibliotecário arquivista iniciando a sua carreira na Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Évora de onde passou para a Biblioteca da Assembleia Nacional.
Em 1948 foi requisitado pela Junta Geral do Distrito de Angra do Heroísmo para montar e dirigir duas instituições culturais que haviam sido criadas em Angra, o Arquivo Distrital e o Museu. A competência e a dedicação de Baptista de Lima tornaram estas duas instituições exemplares. Dirigiu o Arquivo a que se juntou a Biblioteca Pública entre 1948 e 1981 e o Museu entre a sua criação e 1984 ano em que se reformou. É de destacar a persistência com que levou a bom porto as instalações próprias para ambas as instituições, com relevo para a restauro do Palácio Bettencourt, onde ainda hoje está instalado o Arquivo e a Biblioteca.
Foi entre 1959 e 1964 presidente da Câmara Municipal da sua cidade e nessa condição representou os municípios açorianos na Câmara Corporativa, na VIII legislatura (1961-1964).
Deixou uma importante obra de pesquisa histórica e são de destacar os relatórios que apresentou à Direcção do Património Cultural e que constituem uma fonte privilegiada para a história do Arquivo, da Biblioteca e do Museu de Angra. Estão publicados os relatórios do Arquivo no Boletim do Arquivo Distrital de Angra do Heroísmo (1948-1956), que fundou e policopiados os referentes ao arquivo e biblioteca em 1965 e 1976 e os do Museu entre 1969-1978. Dirigiu também nos anos oitenta a Biblioteca de Ponta Delgada.
Baptista de Lima foi um grande entusiasta da história militar, tendo acção decisiva na preservação dos monumentos castrenses e sua classificação deixando uma notável colecção de armas e fardamentos hoje incorporada na colecção militar do Museu de Angra, também por ele organizada e considerada uma das mais importantes do país."
(Fonte: http://www.culturacores.azores.gov.pt/ea/pesquisa/default.aspx?id=8050)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Com interesse histórico e militar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário