03 setembro, 2023

RIO, Alberto -
ALBERTO RIO, ANTIGO VOGAL DA COMISSÃO REGULADORA DO COMÉRCIO DE METAIS PERANTE O TRIBUNAL MILITAR ESPECIAL
. [S.l.], Edição do Autor, 1947. In-4.º (23,5 cm) de 112 p. ; B.
1.ª edição.
Peças do "complot" jurídico instaurado contra o autor e dadas por este à publicidade, com as respectivas explicações, para que não ficasse a mais leve dúvida no "tribunal" da opinião pública acerca do seu desempenho enquanto funcionário superior da Comissão Reguladora do Comércio de Metais, importante organismo estatal, que determinava a compra e venda de volfrâmio e estanho, bem como a importação de aço e ferro, durante a Segunda Guerra Mundial.
Raro. A BNP não menciona.
"O gabinete do Sr. Ministro da Economia forneceu, ontem, aos jornais, a seguinte nota:
A Direcção presentemente em exercício na Comissão Reguladora do Comércio de Metais, no desempenho das funções de inspecção que lhe foram cometidas por despacho de 17 de Outubro último, apresentou o seu relatório quanto à actuação desenvolvida anteriormente por aquele organismo.
No que respeita à administração exercida pela anterior Direcção, o relatório da inspecção revela que a vida do organismo foi profundamente abalada pelo excesso de tarefas que lhe foram cometidas, entre as quais avultam a aquisição e distribuição de materiais de ferro e aço importados e o exclusivo da compra e venda de volfrâmio e estanho.
Daí resultou elevar-se desmedidamente o quadro do pessoal ao serviço da Comissão, e êste nem sempre dispor da preparação necessária ao desempenho da sua missão.
A pedido da actual direcção está em curso uma investigação na Polícia de Vigilância e Defesa do Estado acerca de certos funcionários acusados da prática de actos de corrupção, e a mesma direcção já determinou o despedimento do pessoal que carecia de suficientes qualidades para o exercício do cargo, e de parte do que não era necessário ao funcionamento dos serviços."
(Excerto de Resultado duma inspecção aos serviços da CRCM)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e jurídico.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário