JESUS, Maria de - O ENFORCADO (trági-comédia, semi-verdadeira). Figueira da Foz, Tipografia Popular, 1931. In-8.º (19x13 cm) de 70, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Curiosa novela, moralista e algo naïf, onde se entrevê acontecimentos reais que terão servido de base a esta história, aliás confirmado pelo subtítulo da obra. Marcel é um jovem estúrdio - parte-corações - cujo comportamento lhe trará alguns dissabores permanentes.
Exemplar valorizado pela dedicatória autógrafa da autora.
"A aldeia de X... era poética, risonha e aristocrática. Situada ao pé duma importante cidade, tinha por isso uma população, talvez demasiada para a densidade duma aldeia apenas.
Essa população era quási tôda, ou pelo menos metade, formada por fidalgos antigos, cujos brazões ainda se conservavam intactos, apesar-das modificações constantes da sociedade. Era isto que dava à referida aldeia todo o cunho aristocrático. [...]
Entre os vários solares que ali havia, distinguia-se um, o mais pomposo, o mais rico, o maior, emfim, de todos. Ficava numa extremidade, e tinha como habitantes (não falando no pessoal da casa, é claro): um fidalgo, simpático e de aspecto marcial, a respectiva consorte, linda a-pesar-da-idade, meiga e afectuosa, cuidando sempre do seu lar, e um filho, já dos seus vinte e tal anos, mas folião e estouvado, como se tivesse apenas quinze. Moreno, de cabelos negros e anelados, olhos também negros e profundos, feições irregulares, mas extremamente simpáticas, alto e com maneiras insinuantes - onde se liam todos os caracteres dos Lencastres, seus antepassados, - eis o nosso herói. É em seu redor que se desenrola o entrecho dêste pequeno trabalho."
(Excerto do Cap. I)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas manchadas, com falhas marginais.
Raro.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário