PIMENTEL, Alberto - OS NETOS DE CAMILLO. Lisboa, Empreza da Historia de Portugal, MDCCCCI. (1901). In-4.º (24x16 cm) de 79, [1] p. ; [11] f. il. ; E.
1.ª edição.
Importante subsídio camiliano pela pena de Alberto Pimentel, um dos indefectíveis do Mestre.
Livro ilustrado com 11 folhas separadas do texto reproduzindo os retratos do grande prosador e seus familiares, bem como as estampas de Theophile Gautier e Alphonse Karr que pertenceram a Camilo, e uma gravura: "A acacia do Jorge".
"Fui hontem, 20 de agosto, a S. Miguel de Seide fazer uma romagem de saudade.
Quando Camillo era vivo, sempre que eu vim a Santo Thyrso não deixei nunca de visitar o grande romancista na sua melancolica Thebaida.
Agora que elle é morto e repousa longe, no cemiterio da Lapa, fui em peregrinação devota contemplar o tumulo em que viveu e agonisou: a casa solitaria de Seide, onde cada pedra parece ser um epitaphio que chora resignadamente por elle no silencio e na mudez de uma aldeia minhôta.
Esta casa, a que o proprio Camillo chamou «o albergue arruinado de S. Miguel de Seide», é uma reliquia historica, um monumento nacional, como a casa de Shakespeare em Strafford-sur-Avon ou como a casa de Goethe em Francfort.
É ou deve ser."
(Excerto do estudo)
Encadernação em meia de percalina com pastas forradas a tecido multicolorido. Conserva a capa de brochura frontal.
Exemplar em bom estado geral de conservação, com corte das folhas carminado à cabeça. Assinatura de posse na f. rosto. Mancha de humidade visível no segundo e terceiro retrato D. Anna Rosa Correia/Flora).
Raro.
Com interesse histórico e biográfico.
45€
Sem comentários:
Enviar um comentário