A CONSPIRAÇÃO DE 1817 CONTRA A VIDA DO GENERAL GOMES FREIRE DE ANDRADE, 3.º Grão Mestre da Maç.∙. Portugueza - Conferencia. [S.l.], [s.n.], [1903]. In-8.º (22,5x15,5 cm) de 19, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Homenagem da maçonaria portuguesa a Gomes Freire de Andrade (1757-1817), também ele maçon, executado por enforcamento junto ao Forte de São Julião da Barra (Oeiras), a 18 de Outubro de 1817, sob acusação de crime de traição à Pátria.
Conferência proferida por Böer, Irmão do grau 25, inclui breve apontamento biográfico - político e militar - sobre o General, e reproduz correspondência sua e diversos documentos oficiais da época.
Na contracapa foi impresso cliché do padrão erigido em memória de Gomes Freire de Andrade na esplanada do forte de S. Julião da Barra, realizado por ocasião da romaria maçónica de 18.10.1903.
"Fez hoje 86 annos que a Maç.∙. se cobriu de lucto pelo assassinato official do seu prestantissimo Ir.∙. «Porset», ven.∙. da R.∙. Loj.∙. Restauração n.º 341 e Sap.∙. G.∙. M.∙. da Maç.∙. em Portugal, elevado a este cargo de 1816.
O G.∙. Or.∙. Luz.∙. Uni.∙. Sup.∙. Cons.∙. da Maç.∙. Portugueza não póde nunca esquecer a morte affrontosa, tragica e iniqua dada a este benemerito da Patria, a este Portugueza patriota illustre, bravo militar Gomes Freire de Andrade, que em vida nobilitou a Nação com o seu grande valor e patriotismo, dentro e fóra do paiz, tendo tambem sido honrado por diversas nações estrangeiras que lhe confiaram logares de honra onde prestou relevantissimos serviços, deixando perpetuada a sua memoria e tendo recebido grandes demonstrações de apreço e reconhecimento ao inverso do que fez a Mãe-patria que só lhe serviu de madrasta da peor especie(!) pagando-lhe com ignomia, odio, inveja e com «morte na forca, decepada a cabeça e os restos reduzidos a cinza pelo fogo»... para que da sua envergadura não restasse memoria ou reliquia alguma aos vindouros, pois que a mesma sentença de morte ordenou «que as suas cinzas fossem lançadas no Oceano» onde se perderam!"
(Excerto da Conferência)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com pequenos cortes e defeitos.
Raro.
Com interesse histórico e maçónico.
25€
Sem comentários:
Enviar um comentário