HEADLAM, J. W. - AS CONDIÇÕES DOS ALLIADOS PARA A PAZ. Por... Londres: Eyre and Spottiswoode, Ltd, 1917. In-8.º (21,5 cm) de 32 p. (inc. capas) ; B.
1.ª edição.
Os meandros diplomáticos da Grande Guerra. Opúsculo com significado histórico, político e diplomático.
"Os ultimos dias de 1916 e os primeiros de 1917 ficarão memoraveis na historia da guerra, não pelos acontecimentos desenrolados nos campos de batalha, porém, pelas subtilezas diplomaticas que tiveram lugar. É ainda demasiado cedo para discorrer sobe ellas com inteira precizão. A Allemanha não deu resposta clara á nota do presidente Wilson e agora mesmo, quando eu escrevo estas linhas, circula uma carta do imperador allemão que é talvez a mais extraordinaria por ser, no genero, a mais caracteristica mencionada na historia.
Mas si uma narrativa completa e rigorosamente commentada, de tudo quanto tem occorrido, não pode ser ainda offerecida ao publico, nós temos, pelo menos, um documento memoravel, no qual os Alliados declaram officialmente os motivos porque estão decididos a continuar a guerra. Trata-se de uma opportuna declaração que nós esperamos será encarada no futuro como o arauto de uma melhor e nova era, que vae raiar nos annaes da Europa, agora perturbada.
Que explicação é essa, recusada pelos Alliados ás potencias germanicas, porém, dada de boa vontade ao presidente da Republica dos Estados Unidos? Para o inimigo, que está ainda affectando uma confiança, difficilmente mantida, na continuação de seus successos militares, essa explicação é apontada como um acto de loucura, para outros, porém, ella é tida como um supremo acto de fé - fé que dá coragem no momento actual, robustecendo a confiança nos melhores tempos do porvir.
Si alguma coisa existe em que todos os homens estão de accordo, é que esta guerra não deve cessar em condições que permittam as hypotheses de conflictos similhantes no futuro."
(Excerto de As condições dos Alliados para a paz - Preâmbulo)
Índice:
As condições dos Alliados para a paz [Preâmbulo]. | Resposta dos Alliados á Nota Americana - [10 pontos]. | A Nota Allemã aos Neutros. | A resposta da Belgica.
James Wycliffe Headlam (1863-1929). "Foi um historiador inglês. Em 1918 alterou o seu nome para Headlam-Morley. Foi nomeado cavaleiro em 1929 pelo seu serviço público. Era o irmão mais novo de Arthur Cayley Headlam (1862–1947). Fgura influente, trabalhou na propaganda aliada durante a Primeira Guerra Mundial. Após o final do conflito, colaborou na preparação do tratado de Versalhes."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse para a bibliografia WW1.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário