24 abril, 2021

VIEIRA, Afonso Lopes - A ÚLTIMA OBRA DO POETA AFONSO LOPES VIEIRA
. [Lisboa], Serviços Culturais dos CTT, 1948. In-8.º (22,5 cm) de 76, [4] p. ; [2] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Colectânea com indubitável interesse para a bibliografia de Afonso Lopes Vieira, publicada dois anos após a morte do poeta. Bonita edição, impressa em papel encorpado, com grande esmero e apuro gráfico. Por certo com tiragem reduzida.
"Publicam-se neste livrinho os textos escolhidos para os bilhetes postais das colecções que Afonso Lopes Vieira ideou e às quais deu os nomes de «Conheça a sua Poesia» e «Conheça os seus Prosadores».
Como surgiu essa ideia e como ela se corporizou é a pequena história que pode ler-se nas breves linhas que se seguem, escritas por quem, da parte dos C. T. T., acompanhou nesta realização o grande e saudoso português."
(Explicação)
Livro ilustrado com duas estampas em separado - o retrato do poeta e fotogravura dos bilhetes postais, bem como duas bonitas gravuras em página inteira, contendo respectivamente, a efígie de Luís de Camões, e e outra, do Padre António Vieira.
"Certo dia de 1945, em conversa ocasional com Afonso Lopes Vieira, disse-lhe que estava encarregado pela Administração Geral dos C. T. T. de orientar as novas séries de bilhetes postais ilustrados, com motivos portugueses, e pedi a sua opinião sobre alguns monumentos que interessaria focar em especial. Respondeu-me com vivo interesse; mas, de repente, deixou os monumentos e, com aquela fala ligeiramente hesitante e desprendida que lhe dava tempo para achar a expressão justa e dizê-la sempre em ritmo belo e saboreado, disse-me isto: «Se você estiver com o Administrador Geral  pregunte-lhe se quer fazer uma colecção de postais à semelhança dos «Conheça a sua Terra», com uma selecção de poesias. Uns vinte postais chegam. Eu podia fazer a escolha dos textos.» [...]
Quando dei a Afonso Lopes Vieira a notícia da rasgada aceitação da sua ideia - recebeu-a com a fleuma habitual. Mas senti bem que lhe tinha dado uma grande alegria. Eu também a tive.
Aceitou com gosto com gosto, e «em princípio» - ainda com alguma desconfiança no resultado. Estávamos a 15 de Agosto. Mandou-me dizer que ia trabalhar e que esperava obter os textos dentro de algumas semanas. Mas, apenas dois dias eram passados já me escrevia: «A tarefa é tão fácil que lhe envio aqui os primeiros doze originais, reservando para de aqui a dias os restantes. Eu tinha isso no sangue»..."
(Excerto da introdução)
Matérias:
[Explicação]. | [Introdução]. | Selo e Textos dos Bilhetes Postais da colecção «Conheça a sua Poesia». | Selo e Textos dos Bilhetes Postais da colecção «Conheça os seus Prosadores».
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa apresenta mancha ténue de humidade junto ao canto superior esquerdo.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário