O JULGAMENTO DE JOÃO BRANDÃO (DE MIDÕES) NOS DIAS 31 DE MAIO, 1, 2 E 3 DE JUNHO DE 1869 NA COMARCA DE TABOA. Preço 100 Réis. Lisboa, Typographia Universal de Thomaz Quintino Antunes, 1869. In-8.º (22,5 cm) de 48 p. ; B.
1.ª edição.
Transcrição das audiências do julgamento de João Brandão, o conhecido facínora de Midões (Tábua), que espalhou o terror nas Beiras no período que se seguiu à guerra civil portuguesa, aqui pronunciado por "roubo com arrombamento e assassinato".
"P. que por uma hora pouco mais ou menos da noite de 30 para 31 de março de 1866 (sexta feira santa para sabbado de alleluia) e na casa de habitação que o visconde de Almeidinha possue em Varzea de Candosa, onde se achava o padre José d'Annunciação Portugal, foi este roubado por tres salteadores armados e mascarados, que penetrando alli por meio de arrombamento constante do corpo de delicto, e dirigindo-se ao quarto onde o mesmo dormia, alumiados pela luz d'uma lanterna, lhe subtrahiram da gaveta d'uma mesa que alli estava, uma bolsa de linho com um conto de réis, pouco mais ou menos em libras e meias libras.
P. que na mesma casa e logar, quando um dos tres salteadores, não contente com o dinheiro que havia roubado, pedia mais dinheiro ao padre, que acordára, apenas abriram a porta do quarto, e quando o mesmo ia a erguer-se para esse fim, foi-lhe disparado um tiro de arma de fogo, que o feriu e o atravessou com duas balas, de cujos ferimentos lhe resultou necessariamente a morte poucas horas depois, como consta do auto de autopsia.
P. que os auctores d'estes crimes foram o reo João Victor da Silva Brandão, Antonio Brandão, Mattos da Covilhã e Brito Penalva, por quanto
P. que o reo foi sempre havido por chefe d'uma quadrilha de malfeitores e assassinos, de que faziam parte os coreos, os quaes pelos laços e relações criminosas que existem entre si lhe obedeciam e obedecem cegamente."
(Excerto do Libello accusatorio)
Matérias:
[Apresentação dos intervenientes no julgamento]. | Libello acusatorio. | I - Audiencia em 31 de maio. II - Audiencia em 1 de junho. III - Audiencia em 2 de junho de 1869. IV - Audiencia em 3 de junho. V - Interrogatorio do reo. | Quesitos. | Sentença.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos, falhas de papel e pequenos orifícios, trabalho de xilófago.
Raro.
Com interesse histórico.
Peça de colecção.
85€
Sem comentários:
Enviar um comentário