15 abril, 2021

O BACALHAU E SEU FORMULARIO. (Mais de 300 preparações culinarias diversas). Lisboa, Editorial Excelsior, [na capa Livraria Editora Guimarães & C.ª], 1927. In-4.º (24 cm) de 98 p. ; E. Biblioteca Excelsior : «Coléção Culina»
1.ª edição.
Título da capa: 270 receitas para cozinhar Bacalhau. Este número corresponde à realidade; efectivamente, conta com 270 receitas e não 300, como vem indicado na f. rosto.
Interessante livro de receitas exclusivamente devotado à preparação e confecção do "fiel amigo"; julgamos ser o primeiro que com estas características se publicou entre nós.
"Poucas pessoas conhecem este peixe na sua fórma natural, porque o bacalhau só aparece nos nossos mercados depois de preparado, isto é aberto e salgado.
O bacalhau fresco prepara-se, em geral, de todos os modos por que se preparam os outros peixes frescos, semelhantes.
Chama-se frescal o bacalhau cuja salga é recente e que depois de cosinhado apresenta uma fêbra muito mais macia do que a do bacalhau de antiga salga.
Qualquer que seja a preparação que se pretenda fazer com bacalhau, este deve ser de primeira qualidade; esta reconhece-se pela pele negra no dorso e branca pratéada do lado do ventre, e tambem pela espessura dos filetes cuja fêbra deve ser branca e como que constituida por folhas; se os filetes são chatos e amarelados, isso é sinal de dureza e de ranço.
Para cosinhar o bacalhau salgado, deve este ser previamente demolhado em agua corrente; para esse fim deve ter-se uma celha ou alguidar com um orificio na parte superior por onde se escoa a agua em excesso; assim o bacalhau, de môlho durante vinte e quatro horas, pelo menos, completamente mergulhado fica em condições de ser cosinhado."
(Excerto do preâmbulo)
Encadernação simples, cartonada, com a lombada revestida de tecido. Conserva a capa de brochura frontal.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Capa manchada. Folhas ocasionalmente oxidadas.
Raro.
A BNP dá notícia de apenas 1 exempla.
100€

Sem comentários:

Enviar um comentário