04 abril, 2021

FEIO, Maria - ROMAGENS DE FÁTIMA E MILAGRES ANTIGOS
. Lisboa, Oficinas Fernandes, 1929. In-8.º (20 cm) de 94, [2] p. ; il. ; [3] f. il. ; B.
1.ª edição.
Interessante publicação mariana relacionada com a temática de Fátima.
Belíssimo livro, ilustrado em pagina inteira com um retrato da Irmã Lúcia - Maria Lúcia de Jesus - A vidente de Fátima, e em separado, com 3 belas estampas: A Aparição de Nossa Senhora de Fátima [aos pastorinhos]; Mãe Castíssima [Nossa Senhora com o Menino]; Virgem de Murilo [Reprodução de óleo do Mestre espanhol (séc. XVII)].
"Transpus os porticos sagrados da Cova da Iria, já perto da meia noite. Vários contratempos da viagem impediram que eu e as senhoras que me acompanhavam, lograssemos chegar mais cêdo.
Já se havia realisado a procissão das vélas. E aquélas milhares de luzes dispersas pelo vasto recinto da Cova da Iria , tremeluzindo ao arfár da aragem fresca da noite, davam a impressão de que caíra de ceu uma copiosa chuva de estrêlas para iluminar feéricamente o alpendre da Virgem Mãe, soberana de Fátima.
Todos êsses milhares de luzes lucilando por entre os veladores de papel marcado pela Cruz de Cristo, eram como que outras tantas chamas de Fé abrazando os corações e iluminando as almas. Eram centelhas de pensamentos luminosos, inspirando o sentimento de fraternidade, aproximando o pobre do rico, o fidalgo e o plebeu, nos mesmos impulsos e crenças religiosas."
(Excerto de Pórtico Sagrado - A Romagem das Vélas)
Maria Figueiredo Feio Rebelo Castelo Branco (1870-1939). “Poetisa portuguesa, conhecida por Maria Feio. Natural de Guiães (Vila Real); filha de Sebastião Pereira Rebelo Feio e de Catarina Figueiredo de Abreu Castelo Branco. Publicou, no Almanaque de Lembranças, aos 11 anos, os seus primeiros versos.
Autora das seguintes obras: Alma de Mulher (1915); Calvário de Mulher (1915); Artes e Artistas, A Beleza da Mulher; Contos Verdadeiros; Vozes do Coração; Lázaros e Madalenas; Verdades (sobre problemas sociais); Corações Infantis; Argumentos (cartas) e Sonho de Amor (versos). Colaborou nos jornais: A Capital, Luta, Vanguarda, Novidades (Lisboa), O Primeiro de Janeiro e O Comércio do Porto. Proferiu diversas conferências.”
Exemplar brochado, parcialmente por abrir, em bom estado de conservação. Páginas apresentam manchas de oxidação, sobretudo na primeira parte do livro.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário