28 abril, 2021

CORTIÇA. Aspectos da sua produção, industrialização e comercialização.
Proletários de todos os países. Uni-vos!
Lisboa, Edições Avante, 1978. In-8.º (21 cm) de 58, [6] p. ; il. ; B. Colecção Conferência Económica do PCP - 6
1.ª edição.
Interessante monografia sobre a indústria corticeira.
Ilustrada com um mapa do país, gráficos e tabelas.
"Portugal é o primeiro produtor mundial de cortiça.
Com cerca de 780 000 ha de sobreirais puros e mistos, a sua produção é avaliada em 2 000 000 quintais, o que corresponde a 53% da cortiça anualmente extraída em todo o mundo. [...]
Em termos de boa qualidade, a produção do nosso país é ainda mais importante, existindo entre nós as melhores regiões quanto às características da cortiça produzida.
Todavia, Portugal nunca tirou desta situação privilegiada os benefícios correspondentes, pois este sector foi dominado largos anos por empresas e interesses estrangeiros."
(Excerto da Introdução)
"O sobreiro existe em Portugal praticamente disseminado por todo o território continental. Encontra-se no Norte, a par do castanheiro e do carvalho; no litoral, do Tejo ao Minho, associado ao pinheiro bravo; na Estremadura associa-se ao carvalho português; no Alentejo, ao pinheiro manso e à azinheira; nas serras do Algarve encontra-se a par da alfarrobeira."
(Excerto do Cap. I - A produção da cortiça em Portugal)
Índice:
Introdução. | 1 - A produção de cortiça em Portugal. 2 - Caracterização da indústria corticeira. 3 - Comercialização das matérias-primas. 4 - Comercialização dos produtos de cortiça. 5 - Considerações finais. | Anexos: I - Quadros Estatísticos; II - Intervenção do Estado na comercialização da cortiça (algumas notas sobre o Decreto-Lei n.º 260/77 e Portarias n.ºs 371, 372 e 373).
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas apresentam desgaste nos cantos.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário