25 abril, 2021

GUERREIRO, Carlos - ATERREM EM PORTUGAL! Aviadores e aviões beligerantes em Portugal na II Guerra Mundial. [Prefácio de Eduardo Marçal Grilo]. Colares, Pedra da Lua, artes, letras e ofícios, SA, 2008. In-8.º (21x21 cm) de 317, [3] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Interessantíssimo repositório de vasto conjunto de informações sobre os aviões que aterraram ou amararam em Portugal, bem como de aparelhos que se despenharam ou explodiram sobre território nacional. Livro há muito esgotado.
"Traça o retrato de um país através dos olhos de jovens estrangeiros que, envolvidos no tumulto de um conflito mundial, se viram, de repente, num Portugal atrasado - mas em paz.
Centenas de pilotos beligerantes estiveram em Portugal durante a II Guerra Mundial depois dos seus aviões terem sofrido avarias ou danos em combate. Algumas dezenas chegaram mesmo a morrer em resultado de aterragens acidentadas ou combates que se desenrolaram no nosso espaço aéreo.
Este livro conta estas histórias. Para a sua concretização o autor entrevistou mais de uma dezena de pilotos aliados que, entre os anos de 1941 e 1945, terminaram voos em Portugal e acabaram por ser internados durante dias, semanas ou meses no nosso país.
Vários portugueses, testemunhas ou participantes nos incidentes, ou que conviveram, com estes aviadores também foram entrevistados.
O livro, com mais de 300 páginas, conta com mais de 150 fotos e documentos daquele período fornecidos por várias fontes. A maioria foram entregues pelos próprios entrevistados que guardaram não só fotos como, por exemplo, o telegrama que a família recebeu dias depois de terem realizado a aterragem.
Encontra-se dividido em cinco partes, além de um anexo documental que pode dar pistas para outros investigadores. Contadas na primeira pessoas é possível conhecer as histórias de vários aviadores que terminaram as suas viagens no mar perto da costa portuguesa. Outros relatos incidem sobre os períodos de internamento nas Caldas da Rainha ou em Elvas por onde passaram centenas destes jovens estrangeiros.
Por fim são referidas várias histórias, umas inéditas e outras não, que também merecem ser contadas.
A última parte deste apresenta, cronologicamente, uma lista com cerca de 130 aviões beligerantes de várias nacionalidade que aterraram ou se despenharam em Portugal ou nas ex-colónias portuguesas durante este período. Também alguns voos civis que partiram de Lisboa e que tiveram fins trágicos merecem alguma atenção.
A obra resulta de cerca de uma década de investigações e entrevistas a vários protagonistas e acaba por mostrar que Portugal não esteve tão longe da guerra como muitas vezes foi dito. Traça também o retrato de um país através dos olhos de jovens estrangeiros que, envolvidos no tumulto de um conflito mundial, se viram, de repente, num canto desse mundo atrasado - mas em paz."
(Fonte: wook - Sinopse)
Livro profusamente ilustrado com fotogravuras e fac-símiles de documentos oficiais e correspondência diversa.
"Avarias mecânicas, faltas de combustível ou mesmo combates obrigaram mais de uma centena de aparelhos a terminar as suas viagens em Portugal, um país apontado como "amigo" pelos comandos militares.
Campas e memoriais espalhados pelo País recordam casos trágicos com a morte a colher a sua quota de vidas jovens.
Ponto de passagem obrigatório nas rotas de ligação entre o Reino Unido e os restantes teatros de guerra, Portugal viu-se no centro de uma intensa actividade aérea.
Este livro conta parte desta história através de relatos na primeira pessoa ou através de documentos de vários arquivos nacionais e internacionais."
(Excerto resumo da contracapa)
Índice: Prefácio. | Introdução. | Parte I - Marinheiros em apuros. 1. Uma aterragem no vazio; 2. Tratados como ladrões; 3. Justiça tardia; 4. Piscosa; 5. Falta de informação; 6. Clube dos peixinhos dourados; 7. Voos civis. | Parte II - Caldas da Rainha. 1. Diplomacias; 2. Aterrem em Portugal; 3. Com a ajuda de Deus; 4. Uma aterragem perfeita; 5. A cidade dos refugiados; 6. Uma vida aborrecida; 7. A casa dos refugiados; 8. Um difícil adeus; 9. Salvados. | Parte III - Elvas. 1. O primeiro americano; 2. Um rápido adeus; 3. Os primeiros em Elvas; 4. Natal longe da Guerra; 5. Ano Novo; 6. Victor Reynolds; 7. Experiências de guerra; 8. Cavalarias; 9. Como um Benfica-Manchester; 10. A promessa. | Parte IV - Voos rasantes. 1. Os primeiros a chegar; 2. O flagelo do Atlântico; 3. Condecorações alemãs; 4. A rasar os telhados; 5. O afundamento do S. Vicente; 6. Bombas em terra; 7. Desastre iminente; 8. Guerra de papel; 9. Fortalezas voadoras; 10. Guerra submarina. | Anexos: 1. Incidentes com aviões beligerantes; 2. Incidentes com aviões civis; 3. Aviões perdidos em trânsito; 4. Aviões perdidos nas Lages e Açores. | Documentação: - Instruções a observar pelas autoridades quando se registam aterragens de emergência; - Posição portuguesa face à aterragem de aviões e aviadores beligerantes; - Correspondência trocada com embaixadas na sequência da fuga de avião americano; - Relação de aviões americanos em Portugal. | Abreviaturas, glossário e traduções. | Bibliografia.| Webliografia.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Esgotado.
Com interesse histórico e aeronáutico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário