23 abril, 2021

HERCULANO, A. - CARTA AOS ELEITORES DO CIRCULO ELEITORAL DE CINTRA.
Por... (Estrahida do Jornal do Commercio)
. Lisboa, Typographia do Jornal do Commercio, 1858. In-8.º (22,5 cm) de 12 p.
1.ª edição.
Interessantíssima peça herculiana. Trata-se da amável recusa de Alexandre Herculano ao convite que lhe foi endereçado para representar o concelho de Sintra no Parlamento. Esta espécie de carta aberta, primeiro publicada no Jornal do Comércio, e depois em separata pelo mesmo periódico, é uma verdadeira "aula" de civismo político, perspectiva visionária do municipalismo, cuja actualidade é evidente. Além disso, Herculano aproveita o seu conhecimento do país, para aflorar questões importantes que se prendem com o abandono administrativo, moral e social da província face ao centralismo de Lisboa.
"Senhores eleitores do circulo eleitoral de Cintra. - Acabaes de me dar uma demonstração de confiança escolhendo me para vosso procurado no parlamento: sinto que me não seja permittido acceital-a.
Se tal escolha não foi uma d'aquellas inspirações que vem ao mesmo tempo ao espirito do grande número, o que é altamente improvavel, porque o meu nome deve ser desconhecido para muitos de vós; se alguem, se pessoas preponderantes n'esse circulo pelo conceito que vos merecem, vos apresentaram a minha candidatura, andaram menos prudentemente fazendo o sem me consultarem e promovendo uma eleição inutil. [...]
Não haverá no meio de vós um proprietario, um lavrador, um advogado, um commerciante, qualquer individuo, que ligado convosco  por interesses e padecimentos communs, tenha pensado na solução das questóes sociaes, administrativas e economicas que vos importam; um homem de cuja probidade e bom juizo o trato de muitos annos vos tenha certificado? Ha sem duvida. Porque, pois,  não haveis de ecolhel-o para vosso mandatario?
Os que não vêem como eu n'esta idéa da representação exclusivamente local o primeiro élo de uma cadeia de transformações, que serão ao mesmo tempo administrativas e politicas, podem sem desdoiro não só acceitar, mas até solicitar os vossos votos."
(Excerto da Carta)
Exemplar destituído de capas - tal como foi impresso - por aparar, com largas margens. Bem conservado.
Raro.
Peça de colecção.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário