09 abril, 2021

LARCHER, Jorge das Neves - CARTILHA PATRIÓTICA
. Mandada publicar pelo Núcleo n.º 44 da Fraternidade Militar do 1.º G. A. M. [Por]... Tenente do 1.º G. A. M. Lisboa, Polycommercial, [1920]. In-8.º (21,5 cm) de 14, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Opúsculo publicado por ocasião do segundo aniversário do 9 de Abril, data da batalha de La Lys. Inclui uma poesia - Saúdades do Lar - redigida em França, 1918.
"O 9 de Abril é uma data gloriosa, e não só gloriosa como também grandiosa para o nome português, cujo valor resplandeceu com imortal fulgor.
O 9 de Abril, soldados, é a data memorável em que algumas centenas dos vossos camaradas foram lá fora aos campos da Flandres levantar bem alto o prestígio no nome português e dizer ao mundo, que a raça portuguesa sabe respeitar os seus compromissos e honrar a memória dos seus antepassados, que por toda a parte do mundo verteram o seu sangue generoso para nos legarem um nome honrado e uma nobre Pátria, grande pelo seu povo e ainda maior pela sua história.
O 9 de Abril, soldados, é a data verdadeiramente histórica em que uma pequena parte do já reduzido corpo expedicionário português, num arranco sublime, afrontou e quiz deter com o mais rasgado heroismo, o avanço do mais poderoso e do mais bárbaro exército do mundo."
(Excerto de 9 de Abril)
Índice:
Duas palavras. | 9 de Abril. Alocução às praças do 1.º G. A. M. no 2.º aniversário desta memorável data. | A instrução. | Máximas e pensamentos. | Pátria e bandeira. | Monumentos. | Saúdades do lar [Poesia - Música do ilustre chefe de banda de Inf. 7, Ex.mo capitão Barbosa]. | Portugueses de raça.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
A BNP dispõe de apenas um exemplar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário