02 abril, 2021

SOUSA, João Tiago - O CÓNEGO JOSÉ FERREIRA DE LACERDA. A Assistência Religiosa na Flandres. [Prefácio de Ambrósio Nunes Ferreira]. [Leiria], Folheto : Edições & Design, 2006. In-8.º (20,5 cm) de 80 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Livro ilustrado com fac-símile de uma carta do padre Ferreira Lacerda dirigida ao comandante do C. E. P.
Tiragem: 300 exemplares.
Esta obra é uma edição de autor que "estuda em pormenor as duas vertentes desta grande causa em que o Padre Lacerda se envolveu apaixonadamente: primeiro, a luta travada nas colunas de O Mensageiro para conseguir do Governo Republicano a restauração das capelanias militares e a devida assistência religiosa aos soldados em campanha; depois, a sua presença efectiva como capelão militar voluntário na guerra da Flandres", conforme refere Ambrósio Ferreira no prefácio da obra.
"O governo republicano português da "União Sagrada", ao organizar o Corpo Expedicionário, não teve em conta a assistência religiosa em campanha. Além de ser agravo e desprezo à consciência católica da nação, era uma lacuna grave, pois todos os exércitos aliados tinham devidamente organizada a sua assistência religiosa. Estas reticências por parte do Governo Republicano tinham antecedentes que o justificavam. Estava-se demasiado perto de 1910 e da Lei de Separação entre o Estado e a Igreja em Portugal. O espírito anti-religioso dos republicanos era tal que o Povo "[...] via partir para a guerra os seus filhos, sem um padre que os acompanhasse para os confortar e ajudar a salvar a alma, se houvessem de por lá ficar".
(Excerto de A Cruzada dos Capelães Militares Portugueses)
Índice:
Prefácio. | Introdução. [Portugal na Primeira Guerra Mundial]. | I - A Igreja Católica e a Assistência Religiosa na Flandres: 1. A Cruzada dos Capelães Militares Portugueses; 2. A Comissão Central de Assistência Religiosa em Campanha; 3. A Acção dos Capelães Militares em Campanha. II - O Cónego José Ferreira de Lacerda e a Assistência Religiosa na Flandres: 1. Breve apontamento biográfico; 2. A Cruz e a Guerra: o capelão José Ferreira de Lacerda. Conclusão. | Fontes e Bibliografia. | Agradecimentos. | Anexos.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário