20 abril, 2021

MAIA, M. Leão - CRIAÇÃO DO POMBO. Criação, Raças, Doenças, etc.
Prefacio do Ex.mo Sr. Carlos Zeferino Pinto Coelho, presidente da Comissão de Avicultura da Associação Central da Agricultura Portuguesa, presidente do juri das exposições de Avicultura da mesma Associação. Ilustrações (fotografias e desenhos) do autor
. Lisboa, Livraria Editora Guimarães & C.ª, [1935]. In-4.º (23,5 cm) de 254, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Monografia sobre o pombo. Obra de referência sobre o assunto - muito completa. Terminada em 1934, viria a ser publicada no ano seguinte.
Livro muito ilustrado ao longo do texto com tabelas, desenhos, fotogravuras e um esquema a cores (colagem), reproduzindo os diversos tipos de olhos do animal.
"A criação do pombo, em Portugal, não se pode dizer que tenha já o desenvolvimento que era para desejar.
Só um pequeno número de amadores a teem praticado, e alguns desses começaram-na e seguiram-na com bastante dificuldade, por não terem ao seu alcance um livro que fosse um pouco mais do que uma resenha das diversas raças e tipos de pombos, e onde se lhes dessem mais algumas indicações sobre os diversos acontecimentos que sempre teem lugar num pombal. [...]
Tudo isto foi feito, juntando aos conhecimentos pessoais, outros adquiridos aqui e além, em livros da especialidade, revistas ou artigos dispersos, tentando tornar este livro, dentro do seu tamanho, o mais completo possível.
Somos columbicultor; o que nele indicamos , foi por nós experimentado, e por isso damos a nossa opinião sobre o que nos parece melhor ou pior.
A frequente pregunta que temos visto em consultas de jornais, se haverá algum livro que, em português, trate de columbicultura, e a resposta: não conhecemos -, levaram-nos a compilar estes conhecimentos para ajudar, quem se inicia, a dar os primeiros passos, e por satisfeitos nos daremos se conseguirmos o fim de desejamos."
(Excerto da Advertência)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos. Rubrica de posse na f. rosto e anterrosto.
Invulgar.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário