30 novembro, 2020

SOUZA, Francisco Pedro de - O GOANO ATRAVEZ DOS TEMPOS. Por... Advogado, 2.º official da Secretaria Geral do Governo do Estado da India Portugueza. Nova Goa, Typ. Arthur & Viegas, 1911. In-8.º (21,5 cm) de [18], 53, [1] p. ; il. ; E.
1.ª edição.

Importante estudo sobre o povo goês.
Livro ilustrado com um quadro da População de facto segundo o censo de 1900.

"Desde aquelle anno (1881) para a solução do grande problema, ou por outra, para o exame da grande hydra casta dedicamo-nos com afinco a um estudo concernente ás leis, costumes, etc., e não encontramos paiz algum quer do continente velho quer do novo, leis relativas e eguaes ás que regiam as nossas antigas communidades, excepto no antigo Egypto.
Guiados pelos rastilhos encontrados, tentamos obter maior somma dos conhecimentos sobre o assumpto, para melhormente proceder á biopsia anatomo-pathologica d'aquelle grande corpo mesclado. - A casta, - cevado ainda no pleno brilho da Luz do Oriente [Cristianismo], que irradiando no pagão Occidente fel-o chamar á razão e á civilisação.
D'ahi pelos portuguezes do coração do ouro foi esta Luz propagada entre nós, tornando-se, porém, baça com a implantação da Inquisição e depois pela perversidade de espirito dos da companhia de Jesus (jesuitas) que lavraram dissenções entre os habitantes, insufando nas instituições religiosas a distincção de castas, e mandando cuidadosamente queimar os livros antigos etc, etc.!! [...]
Mandando correr o presente livrinho o mundo, longe de nós a idéa de depreciar o merecimento e valor de qualquer pessoa, e bem assim figurar o nosso humilde nome entre os eruditos  escriptores e historiadores.
O nosso um e unico intuito é de concorrermos com o nosso contingente, embora fraco, mas franco e leal, para o descobrimento da verdade e só a verdade em toda a sua nudeza."
(Excerto do prefácio)
Matérias:
Prefácio. | Noções ethnographicas. | Religião: Budhismo; Chritianismo; Mnuismo; Quadro tetro do Hinduismo; Mahometismo; Christianismo. | Origem das Castas: Nobres e Plebeus. | Sentir geral do paiz.
Encadernação editorial (?) em meia de pele com as pastas em tela. Na pasta frontal encontra-se reproduzido o frontispício do livro em caracteres dourados .
Exemplar em bom estado de conservação. Falha de pele no terço superior da lombada. Pequeno orifício de xilófago, no pé da página, visível na primeira parte do livro.
Muito raro.
Com interesse histórico.
85€

Sem comentários:

Enviar um comentário