29 novembro, 2020

O MAGNETISMO PESSOAL. Curso para a applicação pratica das sciencias physicas
. Paris : Lisboa, Livraria Aillaud e Bertrand - Rio de Janeiro : Belo Horizonte, Livraria Francisco Alves. [Composto e impresso na Typographia Jose Bastos - Lisboa], [191-]. In-8.º (18,5 cm) de 67, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Curiosíssimo manual, não datado (ca. 1910), composto por 14 lições, para aprendizagem e aplicação pratica do magnetismo - ou "corrente interior" - no dia a dia, no relacionamento inter pessoal.
"O desenvolvimento do Magnetismo Pessoal é a introducção á applicação de todas as outras forças psychicas. Quem quer que estude a sério o presente Manual, e n'elle se exercite com algum resultado, será capaz de pôr em pratica, depois d'um pouco de exercicio, o hypnotismo, a transmissão do pensamento, e curar enfermidades por meio do Magnetismo."
(Retirado do verso da f. anterrosto)
"Supponho eu que o desejo mais geral dos homens e das mulheres, é este; - ser attranete para os outros; - o que para o homem significa «poder, influencia, riqueza, exito»; e para a mulher, «consideração social, popularidade, satisfação pessoal, amor». - E é um bom desejo este, ficae certos d'isso! Esta aspiração de exercer influencia, não rebaixa ninguem. A propria ambição das riquezas, não envillece: a riqueza não é mais que um meio para cada qual augmentar a sua faculdade de ser util.
Recuae por um momento uma dezena de annos, recuae mesmo uma data mais afastada, e lembrar-vos-heis de vos terem sido indicados como modêlos a seguir, homens poderosos e influentes.
Eram então taes creaturas aos olhos de individuos mais edosos que vós, luzeiros bruxuleantes. Vossos paes e vossos patrões fallavam d'elles com respeito, e ambicionavam que vós lhe seguisseis as pisadas e chegasseis ás culminancias a que elles se tinham erguido. Enganavam-se exaltando assim o caracter humano? Creio que não. Os grandes espiritos d'este mundo devem servir-nos de guia nos caminhos da vida;a a analyse dos caracteres d'esses genios, ainda vivos ou já mortos, revela-nos o segredo da philosophia do viver que lhes tornou sublime e poderosa a existencia. Permitti-me que eu vos revele o segredo do seu poder; nas primeiras lições, fiz por vos explicar alguns traços geraes e distinctivos do estudo do Magnetismo Pessoal, levando-vos e preparando-vos gradualmente para comprehenderdes a exposição dos pormenores que seguirão nos demais capitulos."
(Prefacio do auctor)
"Magnetismo pessoal, é a propriedade que attrahe o interesse, a confiança, a amisade e o amor do proximo. O fim do auctor d'este curso, é explicar ao leitor sob a fórma a mais simples e comprehensivel, o segredo da força pessoal. O seu empenho é demonstrar ao leitor como é que elle póde, logo que o queira, no mesmo instante, colher os fructos do seu estudo, e não quando todas as suas esperanças se lhe tenham dissipado como fumo; não quando as forças necessarias para aspirar á felicidade se lhe tenham esgotado, e que a sciencia se acha paralysada nos seus effeitos uteis, mas immediatamente que tal sciencia póde ser aproveitada a seu beneficio pessoal."
(Excerto da Introducção)
Encadernação simples em meia de percalina com ferros gravados a oouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito raro.
Sem informação na BNP, ou qualquer outra fonte bibliográfica.
75€

Sem comentários:

Enviar um comentário