14 novembro, 2020

A. P. S. - ALEM-TUMULO.
Por...
Porto, Casa Editora de Antonio Figueirinhas, [191-]. In-8.º (18,5 cm) de 91, [1] p. ; B. Col. Sciencia, Arte, Religião e Pedagogia, IV
1.ª edição.
Ensaio sobre o Inferno - dogma proclamado pela Igreja Católica - numa obra interessante e muito curiosa. O autor assina com as iniciais "APS", não tendo sido possível apurar a sua identidade; julgamos no entanto tratar-se de um cidadão nacional. Os três primeiros volumes desta colecção - de índole filosófico-religiosa - são da autoria de José Agostinho [de Oliveira]. Não sabemos se terá sido publicado mais algum volume nesta colecção.
"Nas raras horas d'ocio que nos deixa o nosso humilde curato d'aldeia, muitas vezes nos tem ferido o scepticismo álgido das cidades, como uma féra crua e má que vem cravarnos a garra no relicario de crenças que albergamos no peito; como um punhado de neve desoladora sobre um modesto, mas balsamico jardim; como uma blasphemia, torva e audaz, que chega aos pés da luz de Deus em redemoinhos de infamissima espuma.
É, posto o contraste entre a vida remansosa e pura da nossa aldeia, onde a Fé é tão radiosa como o Sol, e a febre satanica dos grandes povoados, onde o proprio Firmamento parece mais escuro e turvo, não sei de impressão mias pungente do que a que resulta da approximação ideal de espiritos tão antimonicos, como os que dum lado, nos representam o povo de Deus, e do outro, o povo dos homens, na phrase biblica. [...]
Escolhemos o dogma do Inferno por ser elle dos mais desrespeitados e contestados, embora daquelles que mais deveriam de estar, sem duvidas, na consciencia de todos, e ainda porque já no nosso curato se nos vae deparando quem delle, sob as deleterias influencias das cidades, descreia e quase zombe."
(Excerto do Antiloquio)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário