05 novembro, 2020

BARREIROS, Tenente Fernando - A GUARDA FISCAL E A INCURSÃO DE CHAVES. Lisboa, Typographia "A Editora Limitada", 1913. In-8.º (19 cm) de 14, [2] p. ; [1] f. il. ; [1] mapa ; B.
1.ª edição.
Narrativa pormenorizada da defeza de Chaves aquando das "incursões monárquicas" chefiadas por Paiva Couceiro a partir da Galiza.
Livro muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao tenente Eduardo Picaluga.
Ilustrado em extratexto com o retrato d'A primeira vitima da contra-revolução monaquica - o soldado da guarda fiscal José de Carvalho - por um grupo de monarquicos, comandado por D. João d'Almeida, na madrugada de 2 de outubro de 1911, proximo a Soutelinho da Raia.
Contém um mapa de dimensões generosas (35,5x28,5 cm): "Esboço do terreno onde operou a 
coluna de Vila Verde no dia 8 de julho de 1912 : Escala aproximada: 1/50.000".
Inclui no final do livro dois quadros:
- Relação das praças da 4.ª companhia da guarda fiscal que tomaram parte no combate de Vila Verde da Raia em 7 de julho de 1912 e no de Chaves em 8, sendo as que só tomaram parte no primeiro ou no segundo respetivamente designadas pelas letras V e C.
- Relação das praças da 4.ª companhia da guarda fiscal que tomaram parte sob o comando do sr. tenente Pires de Moraes no combate de Chaves em 8 de julho de 1912.
"Desde maio de 1911 até ao total aniquilamento dos realistas na veiga de Chaves foi a 4.ª companhia da circumscrição do norte da guarda fiscal sobrecarregada com serviço de defeza da Republica muito para apreciar, por quanto foi sempre prestado da melhor vontade e desinteressadamente, não tendo as praças recebido qualquer gratificação durante a espinhosa vigilancia da fronteira.
Na primeira fase da defeza de Chaves dirigida pelo sr. coronel André Bastos foi por requisição d'aquelle oficial reforçada a companhia com 50 praças da circumscrição do sul, o que permitiu tornar mais ativa a vigilancia em torno da villa, que de noite era exercida por vedetas da guarda fiscal estabelecidas desde o Tamega, pelos fortes, até Santo Amaro, no Tabolado, Rivelas e Entrocamento.
Quando da primeira incursão foi a guarda fiscal a unidade que teve a primeira victima, o pobre soldado José de Carvalho, traiçoeiramente assassinado na serra da Panadeira, e na segunda invadiram os realistas não só os quarteis dos postos mas ainda os domicilios das praças roubando ou inutilisando tudo o que encontraram."
(Excerto de Antecedentes)
Matérias:
Antecedentes. | Combate de Vila Verde da Raia em 7 de julho. | Combate de Chaves em 8 de julho.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito raro.
Com interesse histórico e militar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário