17 novembro, 2020

PEREIRA, Cumbreño - INCÊNDIO DO BANCO EMISSOR : amor e dinheiro.
Romance policial. [1.º milhar]
. Lisboa, [Edição do Autor]. Composição e Impressão Expansão Gráfica Livreira, Lda., 1948. In-8.º (20,5 cm) de 182, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Romance policial - publicado sob pseudónimo - primeira incursão do autor (e talvez única) neste género literário.
"Há diversíssimos crimes.
Cada crime tem diversos aspectos, ligados aos fundamentos da orgânica do criminoso ou da sua psicologia.
Há o crime de oportunidade, o crime de premeditação, ambos impostos pela índole do indivíduo, e o crime de simpatia, para satisfação duma exigência psicológica
A história da criminologia, é a história do homem.
Com o homem nasceu o crime
O crime nasceu com o homem.
São dois estados - substância e psicologia - que se confundem, porque, se há homem, - no sentido colectivo - sem crime, nem crime, sem homem.
O crime, dizem os psicólogos, dá prazer, e às vezes é uma necessidade o seu cometimento ou perpetração.
Se se tratar de roubo, o criminoso, atende a um estado de alma nascido da ambição para aumento de haveres, ou a necessidade impostas pelo prazer de viver e de subsistir.
O personagem máximo deste romance, o mesmo é que dizer o protagonista, é destro e possuidor de força muscular. Actua, fazendo uso destas propriedades congénitas."
(Preâmbulo)
"O outono começara frio e chuvoso. O verão que levou às praias e aos campos, grande parte das populações urbanas, foi cálido, caldeando-se a temperatura elevada e excepcional, com a evaporação densa, entrando o vapor dágua na composição atmosférica, por elevada percentagem.
O assunto versado nas conversas, era em regra, o calor, e a humidade demasiada no ar.
As ventoinhas dos casinos e hóteis, rotativavam à velocidade máxima, para ser obtida refrigeração, que suavisasse um pouco o ambiente.
Nas cidades e outros centros populosos, o calor sufocava.
Acabada a guerra, a Grande Guerra, 914-918, que havia criado na indústria e nas seduções várias, gosos embriagantes, prazeres maravilhosos, que entonteciam quem é dado a excessos, que é uma boa parte das populações."
(Excerto do Cap. I)
Joaquim António Pereira, militar português destacado em Angola de 1907 a 1919, capitão do exército, participou na Grande Guerra "africana" contra os alemães. Relativamente ao tema da 1.ª Guerra Mundial, publicou duas obras memorialistas: Tropelias dos alemães contra os portugueses (1947) e Angola, terra portuguesa. Acções de guerra : vida no Sertão (1947). A presente obra - Incêndio do banco emissor, de 1948, - não se encontra cadastrada na Biblioteca Nacional. Publicou ainda diversos romances, narrativas históricas e poesia.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário