20 novembro, 2020

FEIJÓ, Rui G. & MARTINS, Hermínio & CABRAL, José de Pina - A MORTE NO PORTUGAL CONTEMPORÂNEO. Lisboa, Editorial Querco, 1985. In-8.º (21 cm) de 215, [5] p. ; [16] p. il. ; B.
1.ª edição.
Capa de João Segurado.
A Morte em Portugal. Aproximações Sociológicas, Literárias e Históricas. Ilustrado com fotografias extratexto a p.b.
“«A morte tem sempre um pegadilho». Dando outras palavras a este adágio minhoto, nenhuma morte individual inclui a explicação de si própria, antes requer que o seu significado seja procurado em contextos diversos. O que anima os colaboradores deste volume é o desejo de analisar alguns desses contextos, tomando a Morte como ocasião para procurar as vivências sociais em que se inscreve e que ilumina – ou seja, os seus indissociáveis «pegadilhos».”
(Excerto da introdução)
"(…) a morte que, a pouco e pouco, o progresso removeu do lugar central que ocupara nas nossas crenças e ritos, trivializou e acabou quase por esconder como se de coisa obscena se tratasse. Porque é que isto aconteceu e de que maneiras o assunto tem sido estudado são temas do prefácio de Hermínio Martins aos sete ensaios que constituem o resto do volume (…)"
(José Cutileiro)
Matérias:
Tristes Durées – Hermínio Martinho. | Oliveira Martins: A Morte na História – Augusto Santos Silva. | Morte e Imaginação no Eurico de Alexandre Herculano – T. F. Earle. | Os Cultos da Morte no Noroeste de Portugal – João de Pina Cabral. | A Boa Morte: Salvação Pessoal e Identidade Comunitária – Patrícia Goldey. | Morrer e Herdar no Trás-os-Montes Rural – Brian Juan O’Neill. | A Morte e a Sobrevivência da Casa Rural num Concelho do Noroeste – Maria de Fátima Brandão. | Uma Primeira Aproximação aos Testamentos: Venade e a Prática de Testar da sua População – Margarida Durães. | Um Conflito de Atitudes Perante a Morte: A Questão dos Cemitérios no Portugal Contemporâneo – João de Pina Cabral e Rui G. Feijó.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar. 
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário