23 novembro, 2020

GUIMARÃES, Acacio da Silva Pereira - VULCANISMO E SUA INFLUENCIA NA MODELAÇÃO DA CRUSTA DO GLOBO. Geographia Physica. Por... Lisboa, Typ. da Companhia Nacional Editora, 1902. In-4.º (23,5 cm) de 130, [2] p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Interessante monografia sobre vulcanismo publicada nos alvores do século XX. Ilustrada com diversos quadros no texto.
"No cerne da Terra ainda se não extinguiu talvez o fogo gerador dos Mundos.
Sob a crusta do Globo, irregularmente dispersos a profundidades insondaveis, ardem montões de rochas, lagos de materia fundida, em cujo seio se desenvolvem movimentos de encontradas correntes e se produzem acções physico-chimicas de violentissima energia.
Estes phenomenos resolvem-se num desencadeiar de forças cuja resultante procura de continuo vencer as resistencias da superficie; é uma tremenda lucta sem treguas, na qual o fogo interior, sopitado a custo, muitas vezes irrompe victoriosamente, rasgando as entranhas da Terra e abrindo as fauces dos vulcões.
Em differentes orgãos do systhema solar, realisam-se factos da mesma natureza. A vida universal tambem palpita no coração dos Soes! E, assim como nos organismos as revoltas do sangue impuro trazem, á flôr da pelle, erupções multiformes, assim tambem os impetos da lava - o sangue dos astros - desabrocham, na face dos Planetas, em variadas florescencias.
O vulcanismo é a furunculose na vida planetaria. Doença reveladora das crises que agitam o seio dos Orbes, tem, como effeito principal, destruir a realidade que, á superficie, os agentes da dynamica externa tendem a produzir."
(Excerto do Prefacio)
Index:
Prefacio. | I - A litteratura vulcanologica - Esboço historico da questão. II - O calor intenso. III - Morphologia dos vulcões. IV - Productos vulcanicos: Vulcoes lavicos; Sulfataras, Mofettas e Suffioni; Salzas ou Vulcões de lama; Geysers; Fontes thermaes. V - Actividade dos vulcões - As crises: Vulcões emersos; Vulcões submarinos; Relações dos phenomenos vulcanicos com os factos da vida cosmica. VI - Geographia dos vulcões - Modelação vulcanica. VII - As theorias: Theorias chimicas; Theoria hydro-termal; Theoria electrica; Theoria do nucleo fuido interno; Theoria thermo-dynamica; Theoria da infiltração das aguas maritimas lacustres: - Erupção dos geysers; - Erupções dos vulcões.
Encadernação em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Por aparar. Lombada apresenta desgaste nas extremidades.
Raro.
65€

Sem comentários:

Enviar um comentário