11 novembro, 2020

MACEDO, José Tavares de - RELATORIO FEITO EM NOME DA COMMISSÃO NOMEADA POR PORTARIA DE 30 DE DEZEMBRO DE 1854 PARA BUSCAR OS OSSOS DE CAMÕES.
Escripto por... na qualidade de Secretario da mesma Commissão
. Lisboa, Imprensa Nacional, 1880. In-4.º (23 cm) de 31, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Relatório oficial que resume os esforços da Comissão encarregada de identificar e recolher as ossadas de Luís de Camões na igreja do convento de Santana, em Lisboa, onde se encontrava sepultado desde 1580.
"No tempo de Rodrigo da Fonseca, uma comissão de sábios e políticos foi nomeada pelo governo português com a incumbência de localizar os ossos de Camões e de promover a sua transferência para o mosteiro dos Jerónimos." (Ivo Castro (FLUL/CLUL) - Ossos de Camões, 1997)
"Ill.mo e ex.mo sr. - Havia tempo que algumas pessoas desejavam fazer uma serie investigação para se acharem os ossos de Camões, quando Sua Magestade El-Rei o senhor D. Fernando, então regente do reino, se dignou pela portaria de 30 de dezembro de 1854, encarregar os abaixo assignados, de tão honrosa incumbencia: e ao mesmo tempo pela repartição das obras publicas que lhes foram dados os operarios e instrumentos que fossem necessarios: e a junta administrativa do patriarcado na ausencia do ex.mo prelado deu as indispensaveis licenças, tanto para a entrada no convento de Sant'Anna, onde é bem sabido que o poeta fôra enterrado, como se fazerem as escavações sepulchraes.
Vimos dar conta dos nossos trabalhos, e dar as rasões por que nos convencemos que nos ossos guardados no caixão, que está no côro das religiosas do dito convento, estão os ossos de Luiz de Camões."
(Excerto do Relatorio)
Matérias:
Portaria - Rodrigo da Fonseca Magalhães. | Officio e Auto. | Relatorio - Rodrigo da Fonseca Magalhães; Visconde de Monsão; Visconde de Juromenha; Dr. José Manuel Fernandes Cicouro; Carlos da Silva Maia; João Maria Feijó; José Tavares de Macedo. | Notas. | P. S. - Ao ex.mo sr. Theophilo Braga.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e camoniano.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário