24 novembro, 2020

FATELA, João - O SANGUE E A RUA. Elementos para uma antropologia da violência em Portugal (1926-1946). Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1989. In-4.º (23,5 cm) de 262, [2] p. ; B. Colecção Portugal de Perto, 18
1.ª edição.
Estudo sobre o crime e a violência em Portugal.
"A partir de uma história da delinquência e do modo como esse fenómeno foi socialmente percebido e juridicamente tratado, durante um determinado período da vida portuguesa (os anos trinta e quarenta), O Sangue a Rua constitui uma abordagem pioneira da temática da violência, que a sociologia e a antropologia tantas vezes preferem ignorar. [...]
Projecto que passa, como testemunha a última parte do livro, pelo levantamento do modo como o próprio imaginário desafiou a ordem nascente do salazarismo, através da evocação da sempre fascinante e renovável figura do criminoso e do mito do «bas-fond» como contrapontístico lugar onde a norma, mais do que abolir-se, não cessa de se transfigurar."
(excerto da apresentação)
Matérias: Primeira Parte - O Sangue... I - A proximidade e o conflito. II - A lógica da vingança - uma proposta de interpretação. III - Territórios de violência. IV - Violência lúdica. Violência ritual. Segunda Parte - ... e a Rua. I - Reciprocidade e sobrevivência. II - Vadios, infiéis. III - A ordem contra o conflito.
João Fatela (n. 1947). "Nasceu no Ferro (Covilhã), em 1947, e reside em Paris desde 1971. Licenciado em Psicologia Clínica pela Universidade de Paris (René Descartes), em 1976, doutorou-se em Antropologia na Universidade de Paris VII (Jussieu), em 1984, com tese de 3.º ciclo dirigida por Michel de Certeau, de que o presente trabalho constitui a versão (refundida) em língua portuguesa. Foi membro do conselho de redacção da revista Esprit, onde continua a colaborar. [...] Tem publicado numerosos artigos em França e em Portugal."
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário